Frutas com proteínas similares às do látex podem causar alergia

Entre as frutas que contêm essas proteínas estão mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão. Alérgicos ao látex devem ficar atentos O fenômeno se chama “síndrome látex-fruta” e acontece porque algumas frutas, como mamão, figo, banana, abacate, kiwi e melão, têm em sua composição proteínas semelhantes àquelas presentes…

No Dia Mundial do Ovo, conheça seus benefícios para a saúde

Reconhecido como o segundo alimento mais completo para os seres humanos – o primeiro é o leite materno –, o ovo é rico em aminoácidos, cálcio, sódio, iodo, selênio, colina e vitaminas (A, B, D e E) Alimento típico da mesa brasileira, altamente nutritivo, versátil – até por…

Nutrientes que se potencializam quando são consumidos juntos

Em geral, vitaminas e nutrientes não funcionam sozinhos, eles interagem. Às vezes juntam forças e, em outras, anulam o efeito um do outro. Por isso, consumir alimentos nutricionalmente ricos é melhor do que tomar um suplemento vitamínico As orientações nutricionais podem fazer com que as coisas pareçam muito…

Flor do pêssego combate danos causados pela obesidade

As flores e folhas do pessegueiro já são usadas há muitos anos como remédio popular na China e na Coreia para a perda de peso Pesquisadores de universidades da Coreia do Sul descobriram que o chá, feito com a flor da espécie prunus persica – nome científico do…

Rico em nutrientes, pescado é importante para dieta saudável

Pescados em geral costumam apresentar baixo teor de gordura e bons índices de vitaminas, minerais e, principalmente, ácidos graxos da família ômega 3 Utilizado na alimentação humana desde os primórdios, o pescado se destaca na comparação com outras fontes animais por sua importância nutricional, sendo ótima opção para…

Ômega 3 ajuda na prevenção e tratamento da depressão

Tipo de lipídio ou gordura “boa” foi estudado em diversos transtornos do humor. Na depressão pós-parto, por exemplo, apresentou resultados promissores. Usado como suplemento, também pode ser capaz de contribuir no tratamento anti-depressão de crianças, adolescentes e idosos O ômega 3 pode ajudar a prevenir e tratar a…

Consumo de gorduras trans faz muito mal à saúde

Para criar regras mais rígidas quanto ao uso industrial de gorduras trans em produtos alimentícios no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) abre consulta pública para saber a opinião dos consumidores. Prazo vai até 7 de outubro,

Farinha de pinhão: mais nutritiva e sem glúten

Indicada para celíacos ou pessoas com dieta restrita ao glúten, nova farinha de pinhão, que é bastante rico em fibras e aminoácidos essenciais, deve atender a esse nicho do mercado consumidor, conforme esperam pesquisadores da Embrapa.