Agricultura

Florada de café indica cultivares mais tolerantes à ferrugem

Entre as mais tolerantes à doença estão as espécies desenvolvidas pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), como a Paraíso MGS 419-1, MGS Paraíso 2, Catiguá MG2, MGS Aranãs e MGS Ametista O penúltimo fim de semana marcou o início da florada da próxima safra de café nas principais áreas produtoras de Minas…

Ao lado do Sebrae, startup de soluções para plantio de grãos cresce 300%

Para acelerar o crescimento da tecnologia para plantadeiras e semeadeiras, startup paranaense aderiu, em 2017, ao Programa de Pré-Aceleração de Startups do Sebrae-PR Uma startup instalada na Incubadora Tecnológica de Pato Branco (ITECPB), que desenvolve equipamentos para agricultura de precisão, está conquistando mercado com tecnologia para plantadeiras e semeadeiras, no Estado do Paraná. A Terris…

Como combater o oídio nas plantações de trigo

Epidemia da doença afeta produção do cereal no sul do País. Escolher cultivares resistentes é a maneira mais recomendada por especialistas para a prevenção Também conhecida como “mofo”, o oídio de trigo é uma das primeiras doenças foliares a aparecer durante a safra do cereal. A agrônoma e especialista em fitotecnia Leila Maria Nastamilan, da…

Do jardim para a mesa

Além do aroma agradável, a lavanda tem muitas propriedades que ajudam a melhorar a saúde Flores comestíveis também são PANC e podem ser cultivadas em hortas orgânicas, jardins residenciais e públicos, vasos, entre outros locais. Muitas delas já fazem parte da alimentação do dia a dia. É uma opção saudável e criativa! Inseridas desde os…

As saborosas e inusitadas PANC

A Edição 724 da Revista traz uma série de matérias especiais sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais Muita gente as confunde com mato, mas na verdade são alimentos com alto teor nutricional que podem ser servidos à mesa. Conheça as espécies, onde comprar mudas e sementes. Artigos e reportagens especiais ensinam como cultivá-las e consumi-las.…

Mais feijão em terras brasileiras

Mesmo com a redução da área plantada de feijão em 30%, o brasil vem provando que é possível elevar a produtividade do grão com o uso de novas tecnologias, em um espaço agrícola menor. Graças ao melhoramento genético de novas variedades, a produção feijoeira nacional cresceu 35% nas últimas quatro décadas, chegando aos atuais três…