Como obter IG para vinhos em território brasileiro

Há regiões que, ao longo do tempo, tornam-se conhecidas e mesmo notórias por seus produtos. Como forma de proteger essa reputação, as zonas produtoras diferenciadas do Brasil podem buscar reconhecimento pela Indicação Geográfica (IG).

Entenda os desafios para conquistar o certificado de IG

Registro de IG é conferido a produtos ou serviços típicos do local de origem, como forma de atribuir reputação e identidade própria, além de valorizá-los em relação a similares no mercado, ampliando a venda e promovendo o desenvolvimento regional.

Pantanal: certificação quebra paradigmas

Região pantaneira, erroneamente, era conhecida pelo produto apícola de má qualidade, mas tudo mudou após 13 anos de pesquisas, que culminaram na conquista do selo de IG, em 2015. A primeira Indicação Geográfica (IG) para mel conferida em todo o Brasil foi conquistada, no ano de 2015, por…

Monte Belo: Mais qualidade e sabor na taça de vinho

Trabalho árduo, que começou em 2004, resultou na conquista da IG, nove anos depois, para vinhos e espumante produzidos nas cidades de Monte Belo do Sul, Santa Tereza e Bento Gonçalves, no RS A certificação de Indicação Geográfica (IG) Monte Belo para seis tipos de vinhos e um…

Qualidade em cada grão de café

É por meio da produção de uma das maiores paixões brasileiras – o café – que a região da Alta Mogiana possui fama internacional. As mudas cultivadas em altitudes privilegiadas, aliadas ao uso de técnicas e tecnologias de pós-colheita, são ingredientes que enriquecem o sabor e o aroma…