José Tápparo, de Mirassol, começou a produzir a bebida artesanal em 1978 para o consumo próprio e para presentear os amigos
As cachaças Duas Madeiras Extra Premium, Carvalho Americano 10 Anos e Cabaré Extra Premium, produzidas em Mirassol, interior paulista, ganharam todos os prêmios Master da categoria no The Global Spirits Masters de 2022, o maior concurso internacional de destilados.
José Tápparo começou a produzir cachaça em 1978 para o consumo próprio e para presentear os amigos. Mas, com o tempo, passou a vender o produto, cuja fabricação atualmente está sob o comando da terceira geração da família.
“Nossa trajetória tem sido marcada pela constante busca pela qualidade e inovação sem que a tradição se perca nesse processo, por isso estamos muito felizes e gratos por essa importante premiação”, diz Breno Tápparo, diretor de produção do Engenho Dom Tápparo.
A Cachaça Extra Premium Duas Madeiras é assinada por Ademilson Tápparo, que faz parte da segunda geração da família Tápparo. Elaborada com um blend de carvalho americano com amburana, mescla de aromas adocicados e amadeirados, com baunilha, amêndoas e chocolate. No paladar, traz um gosto doce e cítrico.
Já a Carvalho Americano 10 Anos, é uma versão envelhecida e vem em uma garrafa quadrada, envolta em uma embalagem de veludo que confere ares de nobreza. Por fim, a Cachaça Cabaré é uma bebida básica, bem feita e oferece uma versão Extra Premium tão boa que conquistou o prêmio internacional.
O concurso
Lançado em 2008, o The Global Spirits Masters avalia e premia a excelência na produção de destilados. O julgamento é dividido em 21 competições separadas para garantir que cada categoria seja avaliada por juízes especialistas, escolhidos entre jornalistas, compradores de varejo, bartenders e educadores.
A competição concede medalhas de ouro e prata – com os “melhores espíritos” (destilados) sendo chamados de Master. O “espírito superior” em cada categoria é designado como Taste Master.
Exportações
Anualmente, a produção brasileira de cachaça supera 800 milhões de litros de cachaça, sendo um terço oriundo de pequenas destilarias artesanais. O produto tem conquistado o paladar de consumidores dos Estados Unidos e de outros países, sustentando as exportações.
Segundo o IWSR Drinks Market Analysis, os embarques brasileiros aumentaram de 6 mil caixas de 9 litros em 2005 para cerca de 60 mil caixas de 9 litros em 2021. As exportações de produtores artesanais ou familiares têm crescido, agradando o paladar de consumidores de vários países. Dentre as destilarias, o Engenho Dom Tápparo tem conquistado mercados como Estados Unidos e Reino Unido.