Parceria com o AgNest reforça conexão entre inovação e campo (Foto: Agnest/Divulgação)
As startups ligadas ao SNASH, hub apoiado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), passam a contar com um novo incentivo para acelerar o desenvolvimento de soluções voltadas ao agronegócio.
A partir desta terça (29), o hub anunciou que suas startups premium terão acesso a descontos exclusivos para validação de tecnologias em fazendas reais, em uma parceria estratégica com o AgNest — centro de inovação que atua na fase final de desenvolvimento de soluções digitais para o sistema agroalimentar.
Segundo os organizadores, a iniciativa busca aproximar inovação e produção agrícola, criando um ambiente onde startups possam testar, aprimorar e validar suas tecnologias diretamente no campo, com acompanhamento técnico e resultados mensuráveis.
“Essas são soluções que estão hoje no SNASH, como a Sensix e a B4A, que fazem parte da rede. Estamos finalizando o processo de certificação com o selo de validação, para lançar oficialmente isso ao mercado”, afirmou Allan Daher, coordenador de inovação do AgNest.
“Botina na terra”: inovação aplicada no campo
Instalado com o apoio da Embrapa e de parceiros fundadores de destaque no setor, o AgNest FarmLab foi concebido com base no conceito de Farm Lab — um ambiente que simula as condições reais do campo para validar e escalar soluções tecnológicas.
Segundo Daher, o diferencial do AgNest está em permitir que as startups coloquem suas “botinas na terra”.
“Aqui, temos condições reais de uso, o que acelera a inovação. É necessário que as soluções entendam a realidade do produtor. Isso mostra como conseguimos trazer resultados práticos daquela solução no dia a dia. O produtor rural podendo ver para ele crer”.
O AgNest oferece uma metodologia robusta e sistêmica de implantação de experimentos, com uma equipe técnica dedicada à execução de Provas de Conceito (POCs).
As startups que passam pelo processo recebem o Selo AgNest de validação, certificando que suas tecnologias foram testadas e aprovadas em ambiente real.
LEIA TAMBÉM:
SciCrop aposta em IA para reinventar a tomada de decisão no agronegócio
Biotech B4A classificará maturidade microbiológica dos solos do Cerrado brasileiro
Tecnologia facilita gestão integrada e eficiente em propriedades rurais
Casos de sucesso e oportunidades
Entre as empresas que já participaram de ciclos de validação estão a Sensix, com uma plataforma de monitoramento por imagens durante a safra; a iCrop, que desenvolveu uma estação meteorológica e aplicativo para o produtor rural; e a Coleagro, com bobinas para controle da cigarrinha-do-milho.
As startups premium do SNASH terão condições especiais exclusivas para usufruir da infraestrutura do AgNest, incluindo áreas experimentais dedicadas, acesso a laboratórios e possibilidade de cocriação e co-desenvolvimento com pesquisadores da Embrapa.
O SNASH também confirmou que realizará um evento no AgNest FarmLab no segundo trimestre de 2026, com o objetivo de apresentar novas parcerias, casos de sucesso e oportunidades de conexão entre startups, produtores e investidores.
Redação A Lavoura








