Iniciativa visa estimular pequenos empreendedores rurais a investirem em mercados diferenciados
Para estimular a inserção de pequenos empreendimentos rurais em nichos de mercado diferenciados, como o das dietas sem glúten, da produção orgânica de ovos, dos alimentos biofortificados e dos cafés especiais, a Embrapa e o Sebrae Nacional publicaram um conjunto de novos conteúdos. As novidades, em formato de vídeos, modelos de negócios, catálogo digital e publicações diversas, estão disponíveis gratuitamente, em formato on-line.
Os conteúdos são resultado do projeto “Inteligência estratégica para pequenos negócios rurais: agregação de valor e tecnologia”, desenvolvido pelas duas instituições. O objetivo é estruturar e difundir conhecimentos em tecnologia e gestão para o fortalecimento dos pequenos negócios, com foco na elaboração de estudos de tendências, modelos de negócios, consolidação de nichos de mercado e adoção de práticas que contribuam com a competitividade e a sustentabilidade.
“A iniciativa trouxe a oportunidade de a entidade apresentar para os pequenos produtores rurais possibilidades de ampliar seu negócio com inovações com potencial para atender demandas de novos nichos de mercado”, afirma Lívia Junqueira, Supervisora de Desenvolvimento de Mercado da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, unidade coordenadora do projeto.
Observatório
Um dos resultados previstos no projeto foi a criação do Observatório de tendências e sinais para pequenos negócios rurais, a partir de oficinas realizadas pela equipe do Agropensa e gestores estaduais do Sebrae que atuam no programa Agronordeste.
“Esse trabalho mobilizou os pontos focais do Sebrae, responsáveis pela implantação do observatório, e a organização de um repositório de dados, informações e publicações sobre as iniciativas executadas no Nordeste e no âmbito do programa”, explica Marcos Pena Júnior, supervisor da Rede de Observatórios da Embrapa.
Oportunidades
A iniciativa da Embrapa e do Sebrae gerou informações sobre dez nichos de mercado com boas oportunidades de pequenos negócios rurais. Para cada um, foram geradas orientações que abordam aspectos tecnológicos, legais, econômicos, comerciais e de boas práticas, em formato de modelo de negócios, vídeos-pílula e catálogo digital, reunidos na página www.embrapa.br/sebrae-e-pequenos-negocios.
Segundo o coordenador do projeto no Sebrae Nacional e analista de Agronegócio e Competitividade, Victor Ferreira, “a trilha de conhecimento contribui para a melhoria da gestão e o aumento da produtividade e sustentabilidade dos pequenos negócios rurais”.
Os dez nichos selecionados pelo projeto, que orientaram a produção dos modelos de negócios, catálogos e vídeos, são algodão naturalmente colorido, boas práticas na produção de açaí, maracujá-da-caatinga, cafés especiais robustas amazônicos, derivados de feijão-caupi como opção para alimentação sem glúten, hortaliças Panc, mandioca de polpa de raiz rosada para o mercado de mesa, ovos de poedeira Embrapa 051, queijos artesanais brasileiros e tecnologias inovadoras para produção de derivados de carne ovina.