Especialista dá dicas de como incluí-lo na alimentação
Considerado o segundo alimento mais completo do mundo, atrás apenas do leito materno em termos nutricionais, o ovo oferece múltiplos benefícios. Além de ser uma fonte de proteína, tem 13 vitaminas e minerais essenciais em sua composição e contém todos os 9 aminoácidos essenciais que devemos obter em nossa dieta.
Por essas razões, no dia 13 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Ovo, Versátil e completo, o ovo pode ser consumido em várias receitas e de diversas maneiras. Um ovo grande cozido, por exemplo, contém vitaminas A, B5, B12, D, E, K, B6, Folato, Fósforo, Selênio, Cálcio, Zinco, proteína e gorduras saudáveis.
“Quanto aos benefícios, vão desde fornecer energia ao organismo até favorecer o ganho de massa muscular, melhorar as funções neurológicas, aumentar a imunidade e reduzir o risco de diabetes e doenças cardiovasculares”, explica a zootecnista da Tijuca Alimentos, Rebeca Horn Vasconcelos.
Dicas
Para incluir o ovo no plano alimentar, a profissional dá algumas dicas para aproveitar ao máximo esse superalimento: “Os ovos cozidos, por exemplo, podem ser consumidos sozinhos, como um lanche saudável, ou adicionados a saladas para aumentar a quantidade de proteína”, sugere.
Rebeca também indica omeletes com ovos e vegetais, como uma maneira saborosa de incorporar mais nutrientes à refeição, e que ainda pode ter como acompanhamento cogumelos, espinafre, tomate e queijo para um toque extra de sabor.
“Já os ovos mexidos, são rápidos de fazer e podem ser personalizados com ervas frescas, queijo ou até mesmo pedaços de abacate para uma refeição saudável e satisfatória”, acrescenta.
Outras possibilidades
A zootecnista destaca ainda que os ovos podem ser usados como substitutos em várias receitas, como bolos, panquecas e cookies. Isso não apenas adiciona nutrientes, mas também oferece uma textura macia e fofa aos produtos assados.
“Também há a opção do Egg wrap. É só bater os ovos e despejar a mistura em uma frigideira para criar uma fina camada. Com a camada já firme, é só adicionar os recheios favoritos, como legumes e queijo, e enrolar como um wrap”, ensina.
Outra dica da zootecnista é o ovo pochê, que apesar de não ser uma receita comum, pode ser preparado para um delicioso café da manhã, como uma espécie de ovo cozido com gema mole. “Ele pode ser acompanhado com legumes ou algumas finas fatias de bacon”, cita.
Para a especialista, incorporar ovos de maneiras criativas na alimentação diária não apenas aumenta a ingestão de nutrientes essenciais, como também adiciona variedade e sabor às refeições. “Não existe diferença nutricional entre ovos brancos e vermelhos, todos possuem o mesmo teor nutritivo”, finaliza Rebeca