Dezenove por cento dos consumidores do Brasil já fizeram uso de algum tipo de produto orgânico, 35% da população consumiu algum alimento do gênero nos últimos seis meses; 67% estão dispostos a aumentar a compra desses produtos. O Sul do País atinge o maior percentual de consumo, com 48%, seguido pelo Sudeste (42%).
Esses e outros dados fazem parte da Pesquisa Consumidor Orgânico 2019 do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), realizada pela Brain – Bureau de Inteligência Corporativa, que entrevistou 1.027 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Goiânia e Brasília. Desse total, 56% são mulheres e 44% homens, de 18 a 40 anos, com renda de um a dez salários mínimos.
A pesquisa também mostra que, para 75% das pessoas entrevistadas, o preço dos produtos orgânicos ainda pesa na decisão de compra. No entanto, quase a maioria (48%) acredita que essa diferença de valor se justifica, principalmente porque 84% acreditam que esses alimentos fazem bem à saúde.
“O que nos anima é perceber que uma parcela significativa dos brasileiros já reconhece claramente o valor agregado aos produtos orgânicos, pois tanto os que consomem como os que não consomem esse tipo de produto entendem que os custos de produção mais elevados justificam o maior preço dos orgânicos”, diz Cobi Cruz, diretor do Organis.
A partir dessa pesquisa, continua o executivo, “podemos dizer com segurança que, na medida em que a renda do brasileiro aumentar, o tamanho do mercado de orgânicos também vai crescer, pois há motivação e disposição para o consumo”.
A primeira pesquisa da instituição, feita em 2017, registrou uma parcela de 15% de consumidores de orgânicos (sem incluir a região Norte) e hoje chega a 19%.
Liderança
“Constatamos que um em cada cinco brasileiros consome algum produto orgânico, com frequência média de três vezes por semana, em especial hortifrútis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar orgânico”, explica Ming Liu, também diretor do Organis.
O executivo tem razão: os hortifrútis se mantêm na liderança de consumo no setor orgânicos: frutas estão no topo com 35%, seguidas por verduras (24%), alface (21%), legumes (16%), tomate (15%) e hortaliças (8%).
Dentre os entrevistados, 35% dizem ter conhecimento da existência de outros tipos de produtos orgânicos, além dos alimentícios, como produtos de limpeza, cosméticos e vestuário.
A Pesquisa Consumidor Orgânico 2019 pode ser acessada diretamente no site do Organis: www.organis.org.br e em http://ow.ly/Ddh830ptDUW.