Nutricionista ensina que, com criatividade, frutas e ingredientes naturais ajudam a fugir dos conservantes e gorduras dos doces industrializados
O sorvete é, com certeza, umas das principais escolhas daqueles que pretendem se refrescar nos dias quentes de verão. Por outro lado, a iguaria traz alguns ingredientes prejudiciais à saúde, como as gorduras trans, conservantes e açúcar, responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, dos triglicerídeos e de outras doenças.
Porém, há opções. A boa notícia é que, com criatividade, é possível saborear sobremesas sem prejudicar a saúde, preparadas com frutas e produtos naturais. A especialista em Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB) Paloma Popov ensina opções saborosas e saudáveis para o verão.
No caso dos sorvetes a nutricionista indica preparações caseiras dos Sorbets, os gelados de fruta, com banana, morango, manga e frutas vermelhas. “É possível conseguir boa cremosidade batendo frutas congeladas. Para incrementar o sabor, vale acrescentar mel, aveia, granola, castanhas e até nibs de cacau”, recomenda. “Se quiser, pode adicionar chocolate em pó na massa para ter um sorvete de banana com chocolate”, sugere.
Outra opção, segundo ela, é processar a fruta com iogurte natural. Por ser produzido pela fermentação bacteriana do leite, o emulsificante natural é rico em cálcio, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Porém, a especialista alerta que o iogurte natural comprado em supermercado deve ser puro, sem conter outro ingrediente no rótulo.
“É possível fazer iogurte natural em casa, a partir do aquecimento do leite pasteurizado, com a adição de um ácido, como o limão, por exemplo, gerando a coagulação da proteína. A partir da famosa coalhada, podemos inserir sabor, com raspas de coco, mel ou leite de coco, com o uso do liquidificador”, sugere.
LEIA TAMBÉM:
→ Muito calor? Saiba quais alimentos são seus aliados nas altas temperaturas
Outras opções
Ela diz que os picolés também funcionam com alternativas naturais e saudáveis, já que podem ser feitos à base de água e fruta. “É possível utilizar os sabores que as crianças gostam, como o chocolate e de frutas em geral. Outra dica é evitar frutas que são compostas por muita água, como melão, melancia e mamão”, ensina.
A especialista lembra ainda que os sucos: independentemente da estação, são uma das opções mais nutritivas para se refrescar. “É importante lembrar que, para absorver o valor nutricional do suco de fruta, é interessante que o suco seja consumido imediatamente após o preparo, uma vez que quase todas as frutas têm vitamina C, e a vitamina evapora após um tempo”, recomenda..