Saiba por que esse super ingrediente protagoniza cada vez mais a gastronomia nutritiva brasileira
Os produtos que fazem parte do universo da alimentação saudável vêm ganhando relevância crescente no consumo, mostrando serem poderosas ferramentas na promoção da saúde e bem-estar.
A nutricionista funcional Gisele Pavin, gerente de nutrição, saúde e bem-estar da Nestlé afirma que, na procura por nutrição de qualidade, a aveia tem ganhado espaço como protagonista no dia a dia dos brasileiros.
Ela ressalta que, “de acordo a Nielsen, especializada em medição de dados e análises de audiência, a aveia está presente em 45% dos lares brasileiros e esse número está em constante crescimento”, revela.
Gisele salienta que essa ascensão no consumo de aveia não é por acaso.
“A resposta está no seu valor nutricional, funcionalidade e versatilidade. Um dos benefícios da aveia para a saúde é que os ácidos graxos (gorduras boas), contidos no grão, impedem que micro-organismos ruins, presentes no intestino, invadam a corrente sanguínea, causando danos ao organismo”, exemplifica.
Alimentação gostosa e saudável
Segundo a nutricionista, a aveia, seja integral, flocos finos, farelo ou farinha, é fonte natural de beta-glucana, que são fibras solúveis que auxiliam na regulação dos níveis de açúcar no sangue, no controle do colesterol e ainda ajudam o sistema imunológico a reagir a infecções causadas por algumas bactérias.
Ela explica que as vitaminas do complexo B (especialmente a B1), contidos na composição do grão, estimulam o cérebro e melhoram o funcionamento do sistema nervoso, agindo principalmente nos neurônios. Também auxiliam na metabolização do oxigênio e da glicose, que são as principais fontes de combustível das células.
Gisele esclarece ainda que as fibras presentes, em abundância, na aveia, são responsáveis pela lenta absorção dos nutrientes pelo organismo, proporcionando maior sensação de saciedade que, por sua vez, pode contribuir para o controle de peso”.
Além disso, conforme a especialista, esse super ingrediente melhora a função intestinal quando associado a uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis.
“As fibras do grão melhoram a flora intestinal que ajuda a realizar a digestão. Não resta dúvida que a aveia é uma verdadeira aliada de quem deseja uma alimentação gostosa e equilibrada”, acentua.
Aveia tem glúten?
A especialista diz que, naturalmente, a aveia é um alimento livre de glúten. Essa proteína não está presente na composição do grão. O que pode acontecer, durante o plantio e manipulação, quando feitos em mesmo ambiente a outros cereais que contém glúten, é a chamada contaminação cruzada, assim, a aveia passa a ter traços de glúten.
Ela aconselha ao se adquirir o produto, verificar, na embalagem, se consta a informação da presença do glúten, principalmente se for o caso de pessoas celíacas.
Todas as refeições
Gisele recomenda uma porção de 30 gramas por dia, o equivalente a três colheres de sopa.
“A aveia é um alimento muito prático e democrático, podendo ser facilmente integrada em todas as refeições do dia, seja no café da manhã, em mingaus ou iogurtes, ou em pratos principais para o almoço e jantar”, orienta.
A nutricionista funcional afirma que no universo da gastronomia, tendências que unem prazer e funcionalidade à alimentação continuarão em evidência e terão relevância crescente no cardápio do brasileiro.
“A aveia não é apenas um grão, mas um excelente alimento que chegou para ficar”, sublinha.