Algumas dicas de como começar o ano apostando em uma dieta melhor
Todo início de ano, um dos pedidos mais comuns está relacionado a uma melhor qualidade de vida. Porém, para atingir este objetivo, é preciso, além de uma combinação de sono de qualidade e exercícios físicos regulares, manter uma alimentação saudável e equilibrada, com um cardápio variado e rico em alimentos nutritivos.
A escolha daquilo que será colocado no prato é o que vai gerar efeitos positivos ou negativos na condução de nossos corpos. Algumas premissas, além da força de vontade, são importantes para saber como se alimentar corretamente e conseguir chegar ao objetivo no fim do próximo ano.
“A redução dos açúcares está entre as principais ações imediatas para conseguir equilibrar a alimentação, já que o açúcar refinado, o mais comum na dieta do brasileiro, é feito a partir da cana-de-açúcar, submetida a um processo de refinação que transforma o produto em uma grande fonte de calorias, porém, vazias, já que o processo de refinamento tira todos os nutrientes da cana”, diz a nutricionista, Vitória Falcão.
Em contrapartida, ela lembra que existem os açúcares provenientes de frutas, que são naturais e dão o sabor adocicado desses alimentos, pois vêm em quantidades moderadas e acompanhados de fibras, tornando-os mais nutritivos e, sendo assim, podem e devem compor uma alimentação balanceada.
Outras dicas
Além de controlar os açúcares, a especialista vê com bons olhos a introdução dos alimentos orgânicos na dieta. “Esses alimentos viraram meta para muitos brasileiros que querem uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos. Comprar de pequenos agricultores orgânicos é uma forma de minimizar o impacto econômico do momento, além de proteger a saúde dos efeitos negativos e, claro, favorecer a saúde do planeta”, sugere.
O consumo de frutas no dia a dia é outra dica da nutricionista para uma alimentação balanceada. “As frutas possuem a carga de vitaminas, fibras e minerais que atendem a grande parte das necessidades do corpo humano. Com tantos benefícios em um só alimento, elas são grandes aliadas para uma alimentação diversificada e rica”, orienta. “Tente variar as frutas para conseguir o melhor que todas podem oferecer”, completa.
Em relação ao que se deve evitar, Vitória pede atenção ao excesso de gorduras, porém faz uma ressalva, lembrando que existem as gorduras insaturadas (presentes nos alimentos de origem vegetal, como azeites e castanhas) ou as saturadas (mais encontradas nos alimentos de origem animal, como manteiga e banha de porco) que podem fazer parte de uma alimentação saudável dentro de limites pré-estabelecidos.
“O que se deve evitar, a todo custo, são as gorduras trans porque podem não ser digeridas por completo pelo corpo e permanecer no sangue, o que aumenta o colesterol. Ela geralmente está presente em alimentos ultraprocessados, como bolachas e salgadinhos”, cita.
Mais sugestões
A nutricionista afirma que a ingestão de líquidos durante todo tempo é fundamental para o equilíbrio do corpo e sugere o consumo de cerca de dois litros de água por dia. “Mas lembre-se que chás e sucos não substituem água e devem ser contabilizados de outra maneira, pois algumas bebidas podem desidratar, o que faz com que seja necessário um cuidado melhor com a hidratação”, alerta.
Ela sugere também a ingestão de alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, frutas, legumes e verduras, por serem primordiais para uma dieta balanceada e de suma importância para diversas funções do corpo, pois contribuem para o correto funcionamento do intestino, promovem a sensação de saciedade e regulam os níveis de açúcares e gorduras no sangue.
Outra observação feita pela especialista está relacionada aos rótulos dos produtos e também faz parte do processo de uma boa alimentação. “Saber exatamente o que você come e bebe é importante quando você está de olho no peso. Por isso, aprender a ler os rótulos dos alimentos lhe dará uma ideia sobre as quantidades de calorias, teor de nutrientes e também o tamanho da porção”, ensina.
Por fim ela destaca que, entre todos esses benefícios, o mais importante é sempre estar atento à lista de ingredientes, já que essa relação trará todas as informações sobre densidade nutricional, que é a qualidade do produto ingerido.