Nutricionista explica como alimentos ricos em vitaminas e minerais auxiliam o sistema imunológico (Foto:Freepik)
Uma alimentação balanceada é fundamental para o fortalecimento da imunidade, garantindo que o corpo receba os nutrientes necessários para o funcionamento do sistema imunológico. A combinação de diferentes alimentos favorece o equilíbrio entre os componentes, potencializando seus efeitos protetores. Com escolhas simples e conscientes, é possível fortalecer o organismo e promover uma vida mais saudável.
“Os ovos, frango e peixes são alimentos ricos em proteínas e gorduras essenciais para a saúde. As frutas cítricas, além de serem ricas em fibras, também são fontes de vitamina C, complexo B e minerais. Alimentos como iogurte natural, kefir e kombucha, que contêm probióticos, também são ótimos aliados do sistema imunológico”, afirma a nutricionista Jamile Tahim.

Ovos, frango e peixes, além de ricos em proteínas e gorduras essenciais para a saúde, são ótimos aliados do sistema imunológico. Foto: Freepik
De acordo com a especialista, ainda é possível acrescentar nessa lista as oleaginosas, sementes, leguminosas, cúrcuma, espirulina e cacau, que são fontes de nutrientes capazes de regular as defesas do organismo por meio de compostos bioativos com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
Ela explica que essas escolhas aumentam a resistência do corpo a infecções. “Alimentos ricos em zinco, selênio, ferro e nas vitaminas A, C, D, E e K desempenham um papel crucial na regulação do sistema imunológico. Esses nutrientes, por sua capacidade de combater o estresse oxidativo e apoiar as células do sistema imunológico, podem ser obtidos por meio de fontes alimentares e suplementos”, pontua Jamile.
LEIA TAMBÉM:
→ Alimentos aliados de um sorriso saudável
Outras dicas

Incluir frutas e verduras na alimentação diária é um investimento em saúde a longo prazo. Foto: Shutterstock
Conforme ressalta a nutricionista, incluir uma variedade de frutas e verduras na alimentação diária é um investimento em saúde a longo prazo. A especialista reforça que, além de proporcionar energia e bem-estar, uma dieta balanceada previne carências nutricionais que podem comprometer a imunidade.
Ela alerta ainda que o ideal é basear as refeições em itens in natura, evitando os ultraprocessados que prejudicam a imunidade por favorecerem processos inflamatórios no organismo. “Comidas ricas em vitaminas desempenham a proteção do organismo contra infecções. Além disso, ajudam a enriquecer as defesas naturais do corpo, contribuindo para uma vida mais saudável”, arremata Jamile.