Entidade aumenta o monitoramento sobre marcas de café no mercado e define meta de 3.500 análises por ano
Criado para sanear o segmento, impedindo a ação de empresas que fraudam seus produtos, o Selo de Pureza ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) completa 25 anos, com a fixação da meta de coletas e análises recordes de 3.500 amostras de café por ano. Lançado em agosto de 1989, antes da criação do Código de Defesa do Consumidor, o selo é pioneiro na área de alimentos e bebidas no que diz respeito à certificação e programa de autorregulamentação.
Durante todos esses anos, o Selo de Pureza, estampado nas embalagens, resgatou a credibilidade dos consumidores e fez o mercado crescer: em 1985, o mercado brasileiro consumia 6,4 milhões de sacas de café e hoje já são mais de 20 milhões de sacas por ano. Já o consumo per capita saltou de 2,83 kg/ano para 6,09 kg nesse mesmo período. Atualmente, participam do programa do Selo de Pureza 459 empresas, com 1.148 marcas certificadas. O percentual de marcas impuras no mercado, que no início chegava a representar mais de 30%, hoje corresponde a menos de 2%.