Nutricionista dá dicas para equilibrar prazer e bem-estar no consumo de chocolate
Para os amantes de chocolate, a Páscoa é uma das épocas mais esperadas do ano. Porém, o consumo excessivo pode levar a desconfortos digestivos, picos de açúcar no sangue e até mesmo comprometer a disposição e o bem-estar.
Mas, será que é possível aproveitar o chocolate de maneira equilibrada e saudável?
Segundo a nutricionista Carla Fiorillo, a resposta é sim! Ela explica que o cacau é um alimento rico em antioxidantes e pode trazer benefícios para o humor e a saúde cardiovascular, mas a escolha do chocolate faz toda a diferença.
Em sua avaliação, o segredo está na moderação e na preferência por versões com maior teor de cacau e menos aditivos.
A nutricionista orienta como escolher o chocolate mais saudável para aproveitar os benefícios do cacau sem exageros. Confira:

Prefira chocolates com alto teor de cacau Foto Pixabay/Divulgação
1 – Prefira chocolates com alto teor de cacau
Carla ressalta que os chocolates com teor de cacau acima de 70% são mais ricos em antioxidantes e possuem menor quantidade de açúcar.
2 – Evite versões com gorduras hidrogenadas e aditivos artificiais
Segundo a especialista, a adição desses tipos de complementos no chocolate podem comprometer a qualidade nutricional.

É aconselhável aliar o consumo do chocolate com castanhas e frutas para prolongar a saciedade Foto Pixabay/Divulgação
3 – Aposte no consumo consciente
A nutricionista recomenda saborear pequenas porções para apreciar o sabor sem excessos.
4 – Combine com fontes de proteínas e fibras
Ela aconselha aliar o consumo do chocolate com castanhas e frutas, para evitar picos glicêmicos e prolongar a saciedade.
Carla complementa que o chocolate amargo, além de ser uma excelente fonte de flavonoides, pode contribuir para a regulação do humor devido à presença de triptofano, um precursor da serotonina. “Por isso, escolher bem o tipo de chocolate faz toda a diferença”, reforça.
LEIA TAMBÉM

Carla Fiorillo: “O chocolate amargo, além de ser uma excelente fonte de flavonoides, contribuir para a regulação do humor” Foto Puravida/Divulgação
Consumo exagerado
E quando o consumo é exagerado? De acordo com informação da especialista, caso haja um consumo maior do que o planejado, algumas estratégias podem ajudar a equilibrar o organismo, entre elas, aumentar a ingestão de água para auxiliar na digestão e incluir alimentos ricos em fibras nas refeições seguintes para estabilizar os níveis de açúcar no sangue.
“Praticar atividades físicas leves para estimular o metabolismo e o bem-estar geral também é aconselhável para quem não resistiu a tentação e excedeu-se no consumo de chocolate na Páscoa”, orienta a nutricionista.
Fonte: Puravida
Foto abertura: Pixabay/Divulgação