Devido à inflação, nutricionista dá dicas sobre outros ingredientes que podem ser usados no dia a dia
O aumento expressivo de no preço dos ovos de galinha em todo o Brasil, tem preocupado consumidores que utilizam esse alimento no dia a dia, para manter uma alimentação balanceada.
O alimento é um ingrediente usado em larga escala em diferentes receitas, sejam elas doces ou salgadas, além de ser um alimento muito consumido por esportistas.
Diante da alta dos preços, brasileiros estão em busca de outras opções que não pesem no bolso na hora das refeições, além de descobrir a utilidade de outros alimentos e ingredientes que também benéficos à saúde.
De acordo com dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), cada brasileiro consumiu, em média, 269 unidades de ovo no ano de 2024, registrando um aumento de 27 ovos por pessoa em relação a 2023, quando o índice ficou em 242 ovos per capita.

O tofu é fonte de proteína vegetal e pode substituir o ovo em diversos preparos Foto Pixabay/Divulgação
LEIA TAMBÉM
Ótimo alimento
A nutricionista Maira Viviani destaca que o ovo é um ingrediente usado em larga escala em diferentes receitas, sejam elas doces ou salgadas, além de ser um alimento muito consumido por esportistas. “Sendo ótima fonte de proteínas, vitaminas, minerais essenciais e antioxidantes, o ovo é um item versátil na culinária brasileira”, completa a especialista.
Em sua avaliação, diante do aumento dos preços do ovo em todo o País, é essencial buscar por alternativas que possam ser ingeridas no lugar do ovo sem comprometer o sabor e texturas dos pratos.
Maira enumera cinco alimentos que podem ajudar a substituir o ingrediente nos mais diversos preparos.

Quando misturada com água, a chia forma um gel que substitui a função do ovo em receitas de panificação Foto Pixabay/Divulgação
LEIA TAMBÉM
1 – Tofu
Conhecido como “o queijo de soja”, o tofu é fonte de proteína vegetal e pode substituir o ovo em diversos preparos.
“Para um tofu mexido, basta esfarelá-lo e refogar com azeite, cúrcuma, páprica e sal, que confere um sabor semelhante ao do ovo. Ele também pode ser utilizado em receitas de quiches e panquecas, proporcionando textura e umidade”, orienta a especialista.
2 – Sementes de linhaça ou chia
Segundo salienta que, quando misturadas com água, essas sementes formam um gel que substitui a função do ovo em receitas de panificação.
“Para cada ovo, basta misturar uma colher de sopa da semente triturada com três colheres de sopa de água, e aguardar cerca de 10 minutos até formar um gel espesso. Essa alternativa é ideal para bolos, pães e biscoitos, garantindo estrutura e maciez às massas”, explica.
3 – Banana amassada ou purê de maçã
A especialista ressalta que, além de serem alternativas naturais e ricas em fibras, a banana e a maçã adicionam um toque adocicado nas receitas.
“Em bolos e panquecas, metade de uma banana amassada ou ¼ de xícara de purê de maçã podem substituir um ovo, mantendo a umidade e garantindo uma textura macia. Essa substituição é recomendada para preparos doces devido ao açúcar natural das frutas, mas pode ser usada com moderação em receitas salgadas”, sugere.

O grão-de-bico também é uma fonte de proteína vegetal e pode ser usado para substituir ovos em receitas de massas Foto Pixabay/Divulgação
LEIA TAMBÉM
4 – Grão-de-bico
Maira salienta ainda que, como o tofu, o grão-de-bico também é uma fonte de proteína vegetal e pode ser usado para substituir ovos em receitas de massas.
Segundo ela, já a aquafaba, a água do cozimento do grão, pode ser utilizada como substituto das claras em receitas de merengue, mousses e bolos.
“Para bater claras em neve, basta usar três colheres de sopa de aquafaba, que é o equivalente a uma clara de ovo”, ensina.

A abóbora manteiga pode ser utilizada para garantir estrutura e umidade a diversas receitas Foto Pixabay/Divulgação
5 – Abóbora manteiga
Rica em fibras, vitaminas e minerais, a abóbora manteiga pode ser utilizada para garantir estrutura e umidade a diversas receitas. “O purê desse vegetal substitui ovos em pães, bolos e panquecas, oferecendo um leve sabor e uma textura macia”, afirma a nutricionista.
Fonte: Água Doce
Foto abertura: Pixabay/Divulgação