O objetivo é estimular e promover maior conscientização da população sobre a importância do aumento da ingestão de hortaliças diariamente
Iniciativa da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM), o Projeto AlimentAção + Salada pretende congregar associados e entidades do setor em prol de uma rotina alimentar mais rica em verduras e legumes. O objetivo é aumentar o consumo desses produtos e melhorar o nível de informação sobre os benefícios que eles agregam à saúde.
O consumo de hortaliças no Brasil está muito aquém da quantidade ideal recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de, no mínimo, 400 gramas diários. Os brasileiros consomem apenas um terço da quantidade recomendada pelo órgão.
Impulsionada por este cenário, a ABCSEM, entidade representante do setor sementeiro hortícola nacional quer estimular e promover maior conscientização da população sobre a importância do aumento da ingestão de hortaliças diariamente, criando uma rotina alimentar mais saudável, com efeito positivo na prevenção de doenças graves, além de contribuir para fortalecimento da cadeia produtiva hortícola no País.
“Ao atuarmos de forma conjunta com outras instituições do setor nesse projeto, queremos estimular os associados e parceiros a propagarem a relevância desse tema em suas empresas, a fim de difundir o conceito da ação para colaboradores, fornecedores e demais stakeholders, visando impulsionar o aumento do consumo de hortaliças no Brasil”, explica Paulo Koch, presidente da ABCSEM.
Consumo de hortaliças cruas na pandemia
Outro viés da campanha está relacionado à conscientização da população e à desmistificação de informações incorretas em relação ao consumo de hortaliças durante a Covid-19. A ideia da entidade é esclarecer à sociedade que, com as medidas de higienização dos alimentos, preconizadas pela Anvisa, é seguro manter o consumo de hortaliças cruas durante o período da pandemia.
Comer ou não hortaliças cruas? Esta é uma pergunta que muitos brasileiros têm feito e, na dúvida, infelizmente, optam por não consumirem esses alimentos. Isto porque, nesse contexto atual de crise global em virtude da Covid-19, há muita informação circulando nos meios de comunicação e na internet e também contrainformação, como as fake news.
De acordo com Marcelo Pacotte, Diretor Executivo da ABCSEM, o setor vem enfrentando as graves consequências das informações equivocadas que circulam em redes sociais e em aplicativos de mensagens, influenciando nos hábitos de consumo dos brasileiros. “As notícias falsas que circulam na internet têm repercutido de forma negativa sobre o consumo de alimentos crus, dentre os quais, as hortaliças, principalmente as folhosas (como alface, escarola, rúcula, etc.), que poderiam estar contaminadas e infectar as pessoas”, analisa.
“Isso não é uma realidade e já foi descartado pelos órgãos oficiais de saúde do País e pelas entidades internacionais também”, informa Pacotte, acrescentando que é fundamental que as pessoas chequem a veracidade dos fatos em meios de comunicações oficiais.
Segundo ele, as informações falsas e incorretas no meio digital interferem no trabalho sério realizado pelo setor produtivo, além de trazer prejuízos para o consumidor. “Os produtores rurais e os demais profissionais envolvidos na cadeia produtiva de hortaliças, da produção da semente, passando pelo cultivo no campo, até a distribuição e comercialização, estão sendo gravemente afetados com essa queda brusca de consumo”, avalia.
Outros entraves apontados pelo executivo, como questões logísticas e dificuldade de manejo, por falta da mão de obra no campo, têm contribuído para as perdas de alimentos frescos e de alta qualidade para consumo nos pontos de venda. “Por outro lado, o consumidor também deixa de obter os benefícios nutracêuticos proporcionados pelo consumo diário das hortaliças, que são fundamentais para a manutenção da saúde e o aumento da imunidade”, alerta.
Por fim, o diretor salienta a importância de uma mudança de mentalidade e união da sociedade brasileira em prol da saúde e solidariedade com o setor. “A ABCSEM e seus associados têm feito um trabalho permanente de conscientização sobre a importância do consumo de hortaliças pelos brasileiros e também da união da cadeia em prol dos produtores, em especial os pequenos. Assim, juntos, sairemos mais fortes e conscientes dessa crise”, afirma Pacotte.
As empresas ligadas ao setor hortícola, associadas ou não, bem como outras entidades do segmento, estão convidadas a se juntar à ação, tanto para a difusão do tema quanto para o desenvolvimento de ações conjuntas que possam vir a promover a campanha no País. Para participar da Campanha “AlimentAção + Salada”, é só enviar uma mensagem para o endereço eletrônico da entidade (abcsem@abcsem.com.br).