Engenheiro agrônomo ensina como para manter plantas saudáveis
Cada vez mais, as pessoas criam seus próprios jardins em pequenos espaços, inclusive dentro de casas e apartamentos. Por isso, mais do que só comprar um vasinho para embelezar os ambientes, os amantes de plantas estão mais interessados em participar de todo o processo.
Assim, tem aumentado o número de adeptos do urban jungle, um estilo de decoração que consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza nos ambientes internos. Para quem ainda acham que cuidar das plantas é algo muito complexo, a seguir, o engenheiro agrônomo da Forth Jardim, Marcos Feliciano, dá dicas para facilitar a jardinagem caseira:
Como plantar
Para o cultivo de plantas em vasos, além da terra, há mais duas opções com a mesma finalidade: o substrato e o condicionador. Como cada produto tem a sua particularidade, saber a diferença entre eles pode ajudar na hora de escolher a opção mais adequada:
A terra comum pode ser retirada da natureza, ou ser de origem vegetal (resultante de um processo de compostagem de materiais orgânicos). Já o substrato, não tem terra na composição, geralmente é de origem orgânica, mas também pode ter material mineral. A vantagem desse produto é não conter sementes de mato e ser livre de pragas ou doenças.
Por fim, o condicionador é um material orgânico, usado para melhorar o solo. Para quem já tem terra em seus vasos ou no jardim e quer melhorá-la, essa é a opção mais indicada. Quando misturados à terra, esse produto a deixa mais solta, ajuda a reter mais água e mais adubo.
Como nutrir
O próximo passo é a manutenção da planta. Para isso são utilizados os fertilizantes, para nutrir o solo, que podem ter origem orgânica ou mineral. A terra ou substratos, mesmo aqueles que contêm algum tipo de fertilizante, vão se esgotando e por isso a adubação é necessária.
Em geral, a adubação deve ser feita a cada 30 dias, com fertilizantes que oferecem mais nutrientes, tanto “macro” quanto “micro”. Assim, como as pessoas, as plantas também precisam se alimentar com nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cobre, molibdênio, zinco, ferro e cloro, sendo que o último já é fornecido água de irrigação e nos fertilizantes minerais.
Como defender
Conhecido como produtos domissanitários para uso de jardinagem amadora, os “defensores” são registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e podem ser utilizados com segurança para o controle de pragas ou doenças em plantas.
Há, no mercado, produtos específicos para o controle de insetos, como pulgões, lagartas, cochonilhas, e de doenças causadas por fungos, como ferrugem, pinta preta e mofo branco, assim como para combater formigas cortadeiras.
Como embelezar
É também possível deixar as plantas ainda mais exuberantes, com alguns produtos embelezadores para vasos que ficam em ambientes internos que, além de tirar a poeira, também dão brilho às folhas.
Para quem cultiva bonsais ou outras espécies, que precisam ser podadas de tempo em tempo, a recomendação é o uso de uma pasta selante, com ação cicatrizante. Além de selar o local que recebeu o corte (inclusive deixando a planta mais protegida), também preserva a sua estética por ter uma cor mais discreta.