Cafés especiais, reflorestamento e mudanças climáticas estão entre os principais temas da edição 2025 do evento, que acontece de 11 a 14 de dezembro, em Vassouras (RJ) (Foto: Divulgação Replanta Vale)
O Replanta Vale III é um encontro dedicado à reconstrução, valorização e fortalecimento da cultura cafeeira no Vale do Café. Reunindo produtores, pesquisadores, estudantes, especialistas e apaixonados por café, o evento promove diálogos sobre sustentabilidade, inovação e futuro da cafeicultura fluminense.
Iniciativa do Museu do Café e o Festival do Café, o evento gratuito, que será realizado de 11 a 14 de dezembro, na Fazenda São Luiz da Boa Sorte e no Centro Histórico de Vassouras (RJ), no Vale do Café, trará debates com foco na importância do reflorestamento, além de oficinas e cursos gratuitos, que acontecerão na sede da Fazenda.

Evento visa reunir produtores de todas as regiões do país para promover discussões e ideias que alavanquem a retomada da cultura do café na região do Vale. Foto: Divulgação Replanta Vale
O Replanta Vale pretende reunir produtores de todas as regiões do país para promover discussões e ideias que alavanquem a retomada da cultura do café na região do Vale. Também em pauta, a difusão de projetos que associem o plantio do café à promoção do reflorestamento e da recuperação de nascentes. Sustentabilidade e empreendedorismo permanecem no radar do Replanta, reforçando que não existe água sem floresta.
Destaques
A novidade da edição 2025 do Replanta Vale é a realização, pela primeira vez, de atividades no Centro Histórico – o Festival de Cafés Especiais em associação à Feira da Cachaça – que acontecem nos dias 12, 13 e 14 (sexta a domingo).

Os cafés especiais continuam sendo a grande vedete do evento. Foto: Divulgação Replanta Vale
O café especial continua como a grande vedete, mas as mudanças climáticas, o reflorestamento e a água ganham cada vez mais importância no encontro. Não por acaso, quem abre o evento no dia 11 é Rafael Bitante, gerente de Restauração Florestal do SOS Mata Atlântica, que vai abordar o tema Mudanças Climáticas, assunto intimamente ligado à importância da restauração de florestas.
“O Vale do Café está retomando a produção de seu principal produto do século 19. Porém, no passado, a plantação destruiu as florestas. Hoje, o foco é apostar na produção de cafés especiais combinada com o reflorestamento, com a restauração e manutenção da mata Atlântica. Não se pode produzir destruindo o meio ambiente”, destaca o presidente do Preservale e realizador do Replanta, Nestor Rocha.
Conforme detalha Rocha, este será um dos principais temas apresentados e debatidos durante palestras. “Queremos dar visibilidade ao produtor, aos cafés especiais, ao vale, mas também queremos promover a restauração da floresta, do ambiente sustentável. Essa é a sustentabilidade que procuramos trabalhar e desenvolver no Vale do Café”, acrescenta.
Além de Bitante, o evento vai receber autoridades, personalidades e a academia, representada por especialistas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Univassouras. Cafeicultores e técnicos renomados também estarão na São Luiz tratando de cafés e de restauração ambiental.
O turismo também não fica de fora: a terceira edição do Replanta Vale quer atrair para região as experiências que fomentam a atividade turística associada à história e à cultura, iniciativas que já acontecem em diversos estados do Brasil.
LEIA TAMBÉM:
Café & Cachaça

Mistura de café com cachaça. Foto; Divulgação Replanta Vale
Nesta edição, o Replanta Vale extrapola os limites da fazenda e chega ao Centro Histórico de Vassouras. Aberto ao público, o Festival de Cafés Especiais se junta à Feira da Cachaça para oferecer o melhor da produção do Vale e interior do Estado, com exposição de produtos entre cafés, cachaças, queijos e doces. A gastronomia também terá endereço no Centro Histórico, assim como a boa música para embalar as famílias que visitarão o grande evento de dezembro no Vale do Café.
O Replanta Vale conta com as parcerias da Setur RJ, Secretaria de Turismo e Desenvolvimento de Vassouras, APL do Café, Pesagro, Secretaria de Estado de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Emater, Sebrae, Preservale e Projeto Mata D`Água.
Clique aqui para ter acesso à programação completa do evento.








