Produtos promovem benefícios que vão da imunidade à saúde da pele e articulações dos pets (Foto: AdobeStock)
A busca por alternativas naturais para complementar a alimentação dos cães vem ganhando espaço na rotina dos tutores preocupados com a saúde de seus animais de estimação. Os suplementos derivados de ingredientes amazônicos estão cada vez mais presentes entre as melhores opções para fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças comuns nos animais.
Dentre esses ingredientes com propriedades comprovadas está o óleo de copaíba, amplamente conhecido por suas capacidades anti-inflamatórias e imunomoduladoras. Estudos realizados por pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) indicam que os compostos bioativos do óleo de copaíba ajudam a reduzir inflamações e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando na prevenção de infecções em modelos animais.
Além dele, o murumuru, rico em ácidos graxos essenciais, é reconhecido por seus benefícios para a saúde da pele e do pelo, promovendo hidratação e recuperação de tecidos. “Esses ingredientes, nativos da floresta amazônica, reforçam o potencial dos recursos naturais na promoção de uma saúde integral para os animais”, destaca o fundador e CEO da Furest Pet, Gilberto Novaes.
O executivo ressalta que a biodiversidade amazônica oferece uma riqueza de ingredientes que, quando incorporados à dieta dos cães, podem trazer grandes benefícios à saúde, fortalecendo o sistema imunológico e contribuindo para uma vida mais saudável.
Vantagens
A introdução de ingredientes naturais na alimentação canina oferece múltiplos benefícios comprovados. A equinácea purpurea, por exemplo, fortalece o sistema imunológico, ajudando a prevenir infecções respiratórias. Já o gengibre, amplamente utilizado em dietas humanas, também beneficia cães ao aliviar desconfortos digestivos e melhorar a saúde intestinal.
Outros ingredientes, como o tucumã, são reconhecidos por suas propriedades antioxidantes e capacidade de fortalecer as barreiras naturais da pele, ajudando a proteger contra irritações e inflamações. Já o murumuru, rico em ácidos graxos essenciais, favorece a hidratação da pele e promove um pelo mais brilhante e saudável.
Além disso, o executivo cita que o uso de ingredientes calmantes, como camomila, erva-cidreira e maracujá, também reflete uma preocupação com o emocional dos animais. Hoje, entende-se que estresse e ansiedade não são exclusividade humana, e evitar desgastes desnecessários ajuda a melhorar até o comportamento dos pets.
“Mesmo os animais domésticos, que recebem muito cuidado e atenção, estão sujeitos às pressões dos ambientes urbanos. Os tutores podem diminuir esse impacto ao inserir ingredientes naturais e calmantes no dia-a-dia. Os resultados são sempre impressionantes”, informa Novaes.
LEIA TAMBÉM:
→Saiba como evitar zoonoses causadas por parasitas intestinais de cães
Mercado
O crescimento da procura por suplementos naturais também reflete uma mudança de mentalidade entre os tutores de cães e gatos. A transição de uma alimentação exclusivamente baseada em produtos industrializados para uma abordagem mais natural e equilibrada demonstra uma maior conscientização sobre os impactos da dieta na saúde dos pets.
Segundo Novaes, essa mudança é resultado de uma relação mais próxima entre humanos e animais. “Cada vez mais tutores veem os cães como membros da família. Eles estão dispostos a buscar soluções que tragam benefícios reais para o bem-estar dos seus pets, e isso inclui adotar alimentos e suplementos naturais que respeitem a saúde deles”, explica.
Essa evolução, na forma como os tutores cuidam de seus animais, também está conectada ao aumento da oferta de produtos especializados. O mercado de suplementos naturais, impulsionado pela busca por soluções menos processadas, tem facilitado o acesso a opções que aliam tradição e ciência.
“É um momento de transição muito importante. O tutor entende que investir na saúde do seu cão agora é proporcionar uma qualidade de vida melhor a longo prazo. Afinal, trata-se de saúde, bem-estar e longevidade do animal”, conclui o executivo.