A tradicional campanha de estímulo ao consumo de pescado no Brasil chega à sua 16ª edição trazendo novidades. Realizada entre os dias 1º e 15 de setembro, a Semana do Pescado – originalmente criada como Semana do Peixe – serve de incentivo à comercialização e consumo de itens como peixes, moluscos e crustáceos, tanto no varejo quanto em food service.
Porta-voz da campanha para assuntos de varejo, Meg Felippe diz que a mudança de nome (para Semana do Pescado) teve como objetivo ampliar a abrangência das ações de comunicação e dar ainda mais visibilidade para todas as categorias de pescado.
“Procuramos tornar nossa campanha ainda maior, mais ampla e efetiva. Estamos antecipando a etapa de divulgação para que todos os elos envolvidos possam colher resultados ainda mais expressivos com o aumento das vendas”, destaca a porta-voz.
Multiplicadores
Na primeira fase de mobilização, a intenção dos organizadores é ativar os multiplicadores para que eles iniciem o planejamento de suas ações específicas. Além da articulação institucional com universidades, órgãos governamentais, associações e federações, essa etapa é importante para os produtores ajustarem seu cultivo para sazonalidades e os frigoríficos e importadores prepararem sortimento e oferta correspondentes à Semana do Pescado.
“A Semana do Pescado chega à 16ª edição mais madura. Queremos que o varejo harmonize o discurso sobre a campanha nas grandes redes e que os pequenos e médios regionais possam aderir, pois nosso intuito é ampliar a capilaridade e atingir, de fato, o Brasil todo”, acrescenta Meg.
De acordo com ela, o food service também deve participar com preços promocionais, com a possibilidade de festivais gastronômicos, por exemplo.
Organização
A Semana do Pescado 2019 é organizada pelo recém-criado Instituto ProPescado e tem o patrocínio de algumas das principais instituições representativas do setor, como a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), Associação Brasileira de Fomento ao Pescado (Abrapes) e Alaska Seafood Marketing Institute.
Ainda conta com o apoio institucional da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura (Conepe), Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) e da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP/Mapa).
A campanha une forças com a campanha #comamaispeixe, da PeixeBR, para dar convergência às ações de incentivo ao consumo de pescado no Brasil – objetivo comum a todos.
Instituto ProPescado
Criado em 2019, o Instituto ProPescado é uma entidade que reúne especialistas de todos os elos da cadeia produtiva do pescado para capacitar e fomentar os atores do segmento.
O Instituto, sem fins lucrativos, é um centro de pesquisas, treinamento e consultoria para empresas e entidades de diversos portes da aquicultura, pesca, indústria, varejo e food service.
Como participar
- Compartilhe as informações do site www.semanadopescado.com.br e das redes sociais;
- Informe sobre iniciativas e ações na sua cidade;
- Crie iniciativas para gerar vendas de pescado e estimular o consumo;
- Use a hashtag #semanadopescado
Mercado inexplorado
O Brasil possui um grande potencial ainda inexplorado na produção de pescado, com condições reais de se tornar um grande player desse mercado. Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) indicam que os brasileiros consomem menos peixes por ano do que a média mundial: dez quilos por habitante ao ano no País, contra 20 quilos por habitante/ano no mundo.
O País ainda possui todas as credenciais para virar um grande exportador dessa proteína. “Com a expertise que o Brasil já possui na produção de outras proteínas e as condições naturais incomparáveis, não há hipótese de não sermos grandes da produção de pescados, basta fazermos a nossa lição de casa. Este debate estratégico será ponto alto do IFC”, destaca o ex-ministro da Pesca Altemir Gregolin, presidente do Congresso International Fish Congress, que será realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, no Centro de Eventos Maestra, no Cataratas Resort, em Foz do Iguaçu (PR).
O evento traz como tema “Das águas ao consumo”. Para mais informações, acesse http://www.internationalfishcongress.com.br.