A rede para biofortificação de alimentos no Brasil, o BioFORT, lança a primeira turma do curso gratuito “Introdução à biofortificação”, na modalidade à distância. Em dez módulos e um total de 20 horas, serão abordados conceitos sobre o processo de melhoramento de alimentos, história e objetivos da Rede BioFort, dados sobre fome oculta, entre outros.
O treinamento é totalmente online e está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que coordena os trabalhos da Rede. As inscrições podem ser feitas entre os dias 14 e 25 de outubro, para realização do curso de 4 a 15 de novembro. Para se inscrever, acesse este link!
O curso é voltado a empregados da Embrapa, produtores, extensionistas, professores, pesquisadores, estudantes, dirigentes e técnicos de agroindústrias, bem como representantes de órgãos de fomento e formuladores de políticas públicas. Mas, também, é aberto a interessados no tema. O objetivo é promover a integração dos membros e parceiros da Rede para disseminação de conhecimentos técnico-científicos e experiências de produtores com o cultivo de alimentos biofortificados.
Diferencial
Um dos diferenciais está na presença de uma série exclusiva denominada “Narrativas”, com depoimentos de parceiros de várias regiões do Brasil. A ideia é conectar as experiências e formar uma grande rede para intercâmbio e construção do conhecimento. O treinamento ainda apresenta vídeos explicativos, entrevistas com especialistas na área, apostilas de apoio e questionários de validação ao fim de cada módulo – para obtenção de certificado emitido pela Embrapa é necessária nota mínima de 70 no somatório de todos os módulos.
Foram responsáveis pela elaboração do conteúdo de texto e vídeo o jornalista e ex-consultor da Rede Raphael Santos e a analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ) Camila Stephan Marques da Silva. O material ainda passou pela normalização da biblioteconomista Celma Rivanda Machado de Araújo e revisão do pesquisador André Nepomuceno Dusi. Atualmente, o curso é gerenciado pelo analista de Transferência de Tecnologia da Embrapa Leandro Leão.
O curso não terá tutoria, mas haverá um mediador responsável por acompanhar a evolução da turma, incentivar a utilização do fórum e tirar dúvidas por e-mail: duvidas-biofort@embrapa.br.
Objetivos de aprendizagem
O conteúdo programático do curso conta com dez módulos, previstos para serem realizados no período de oito semanas. Os objetivos de aprendizagem são:
- Entender o que é fome oculta e as soluções para combater o problema;
- Explorar o conceito de biofortificação, excluindo equívocos quanto à transgenia;
- Entender a relação da biofortificação com fortificação e suplementação;
- Reconhecer as vantagens da biofortificação e seus benefícios à saúde e à agricultura;
- Saber o papel da Embrapa na segurança nutricional e a história da Rede BioFORT;
- Conhecer as cultivares biofortificadas já lançadas e suas características sensoriais;
- Saber como acessar materiais biofortificados;
- Identificar as ações envolvendo a biofortificação nos estados;
- Conhecer os principais benefícios dos alimentos biofortificados aos agricultores;
- Analisar o cenário nutricional no mundo e as expectativas com a biofortificação.
Sobre a Rede BioFORT
A Rede BioFORT é o conjunto de projetos responsáveis pela biofortificação de alimentos no Brasil. Busca diminuir a desnutrição e garantir maior segurança alimentar e nutricional através do aumento dos teores de ferro, zinco e vitamina A na dieta da população mais carente – três das maiores carências mundiais.
No Brasil, a biofortificação consiste na seleção e cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares mais nutritivas, com foco no melhoramento de alimentos básicos, como arroz, feijão, feijão-caupi, mandioca, batata-doce, milho, abóbora e trigo.