Boas condições de saúde, nutrição e conforto contribuem para os animais expressarem o seu comportamento natural
Tema recorrente na pecuária global, o bem-estar animal também está na pauta de discussões do setor avícola brasileiro, que está atento às diretrizes mundiais para a produção de aves. Mas, o que é necessário para garantir um ambiente saudável e confortável para a criação de aves? Para orientar o produtor, Filipe Dalla Costa, coordenador técnico de Bem-Estar Animal – Monogástricos, da MSD – Saúde Animal, selecionou dicas necessárias para manter as aves livres de doenças.
Segundo ele, ao trabalhar o conceito de saúde única na produção de aves, com foco no bem-estar unificado, a ideia é criar um novo horizonte, saudável para os animais, o meio-ambiente e as pessoas. “Bem-estar animal significa garantir que cada indivíduo dentro de uma granja esteja com boas condições de saúde, nutrição, confortável e que possa expressar seu comportamento natural”, define. “Isso vai além de seguir mecanicamente as instruções de criação, depende de conhecimento, estratégia e empenho do avicultor”, acrescenta.
Para isso, Costa selecionou cinco passos para orientar o avicultor em relação às premissas do bem-estar. Confira, a seguir.
Conheça os animais
Aves de postura comercial e de corte têm diferenças que precisam ser respeitadas. Seja qual for o modelo de produção da granja, é preciso entender a necessidade de cada animal. Galinhas poedeiras e os frangos de corte são diferentes em suas necessidades de cuidado. Nesse sentido, os produtores de pequeno a médio porte devem fazer o planejamento das instalações, do manejo, do monitoramento e da ambiência dos locais.
Temperatura, espaço disponibilidade de água e alimentação planejados, evitam o desequilíbrio dentro da granja, isso porque, mesmo que os animais sejam para a mesma finalidade, eles estarão em fases diferentes e isso precisa ser respeitado. Investir em treinamentos e conhecimento de manejo adequado é uma medida de prevenção capaz de evitar estresse nas granjas. Assim, conhecer os animais também significa uma equipe preparada para lidar com essas particularidades.
A tecnologia, uma aliada
A inovação tecnológica nas granjas ajuda garantir o bem-estar das aves. Diversas ferramentas ajudam a analisar se as aves estão sendo tratadas da forma adequada, com conforto. Nesse aspecto, há ferramentas que podem monitorar e avaliar parâmetros vitais, medir peso, índice de ingestão de água, umidade, luz, temperatura e dióxido de carbono de forma eletrônica e automatizada.
Entenda os sinais
Embora não seja o único fator para medir o bem-estar das aves, um bom parâmetro a ser observado é a produtividade e o comportamento das aves. Se elas não estão produzindo bem, algo está em desequilíbrio. Monitorar o dia a dia dos animais ajuda a perceber que estejam faltando nutrientes na alimentação, que a temperatura do aviário não esteja adequada à sua fase de vida, assim como outros fatores que possam acarretar estresse ao animal. A ave se expressa e precisamos estar atentos para entender o que ela está nos comunicando para identificar desvios e corrigi-los. Otimizando o trabalho dos técnicos no aviário e nos ajudando a colocar em prática, outro ponto importante para a produção é a prevenção.
Conforto
Limpeza, temperatura, qualidade do ar e espaço adequados devem ser considerados para garantir a produtividade das aves. Algumas tecnologias também têm contribuído para o trabalho de medir, comparar e registrar indicadores-chave de saúde e ambiental, fundamentais para prevenir doenças e melhorar o desempenho da produção avícola.
Evitar ruídos e movimentos bruscos, manter as aves longe de animais domésticos, tomar medidas para impedir a invasão de animais silvestres e fazer inspeções regulares de limpeza e ambientação contribuem para que os animais sofram ou tenham qualquer tipo de dano nos aviários.
A temperatura do ambiente deve respeitar idade e fase de produção do animal. No início da vida, o pintinho tem seu sistema termorregulador pouco desenvolvido e precisa de uma fonte de calor adequada para ter um bom arranque e expressar seu potencial genético. Ao passar dos dias, a necessidade de calor diminui e as fontes devem ser ajustadas de acordo com a idade e o desafio de cada granja.
Aprendizado
Talvez, o aprendizado mais importante para os produtores de aves é a capacidade de enxergar no longo prazo, porque a garantia de animais saudáveis é imprescindível para a prosperidade do avicultor.
Seguir o calendário vacinal é importante, mas é apenas uma parte dos cuidados com a saúde e o bem-estar dos animais. É preciso realizar um acompanhamento periódico para quando for inevitável que uma doença se instale, ao menos seja evitado que ela se alastre.