Campanha propõe que o público verifique origem do produto
Levantamento da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab), de agosto de 2023, estima o consumo médio per capta de carnes, no Brasil, por volta de 100 quilos. Deste total, 30 quilos equivalem à carne bovina.
Entretanto, ao chegar na gôndola do supermercado, o consumidor sabe identificar onde e como essa carne é produzida? Com o objetivo de esclarecer sobre a procedência da carne bovina, a partir da primeira semana de outubro, o Instituto Desenvolve Pecuária apresenta, via redes sociais, a campanha “De onde a carne vem? No verso da embalagem tem!”.
“Cerca de 55% da carne bovina consumida pelos gaúchos vêm de fora do Rio Grande do Sul, seja ela proveniente da desossa, indo diretamente para os frigoríficos, ou in natura, vendida diretamente no varejo”, informa o presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Luis Felipe Barros.
Segundo ele, com mais da metade do Estado consumindo carne de fora, obviamente tem pessoas que não sabem que essa carne é de fora. “Nosso objetivo com a campanha é pedagógico. É mostrar para o consumidor que existe a carne oriunda do Rio Grande do Sul e a carne de fora e, então, ele poder fazer a escolha”, explica.
A Campanha
Sílvia Orsi Koch, coordenadora da campanha, explica que o objetivo da ação é mostrar que o consumidor pode buscar, no verso da embalagem, um selo que informa o local onde o gado foi criado, ou seja, o estado de procedência do produto.
Para o lançamento da campanha, o Instituto contou com a parceria do Frigorífico Coqueiro, de São Lourenço do Sul (RS), escolhido por ser reconhecido nacionalmente por suas boas práticas e pela excelência em proteína bovina.