Conheça os elementos que conquistarão o consumidor nos próximos anos (Foto: Shutterstock)
A transformação digital e a crescente demanda por informação têm moldado o comportamento dos consumidores no cenário atual do varejo de carnes. Os clientes buscam não apenas um produto de qualidade, mas uma experiência completa que ofereça transparência, praticidade e, acima de tudo, confiança.
Com a evolução desse perfil, o papel do açougueiro também se transformou, exigindo uma adaptação não só na operação, mas no relacionamento com o consumidor. “Em primeiro lugar, é importante dizer que o ‘açougue do futuro’ não é algo distante, ele já sendo colocado em prática”, enfatiza a CEO do Território da Carne (TC), Andrea Mesquita.
Andrea acrescenta ainda que, diante desse cenário, se o empresário do varejo de carnes não adotar mudanças em alguns pontos estratégicos, talvez o seu açougue não sobreviva a esse futuro que já chegou.
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O ‘açougue do futuro’ no presente
Na liderança do Território da Carne, cujo foco é a geração de negócios dentro da cadeia de proteína bovina por meio da educação, Andrea tem como missão fazer o setor se autoavaliar e repensar a maneira de produzir e vender carne no país. Nesse sentido, ela pontua três elementos que são essenciais para atrair a atenção das pessoas dentro do açougue.
Na visão da CEO, o primeiro é o aspecto visual, ou seja, o açougue precisa ter um visual atrativo, fazer brilhar os olhos do cliente quando ele chega a uma loja. “Ele deve conseguir esclarecer sua dúvida sem, necessariamente, precisar falar com alguém”, afirma.
Segundo ela, o indicado é transmitir toda a informação que for possível por meio da arte visual, como rótulos e layout da loja. “Independentemente do quanto se invista nessa parte – é possível fazer com estruturas mais caras ou mais econômicas –, é necessário fazer brilhar os olhos dessa pessoa”, resume.
A degustação é o segundo elemento e envolve o “ganhar o cliente pela barriga”. Andrea sugere fazer esse movimento dentro do próprio açougue, levando em consideração que o produto degustado estará ao alcance do cliente, pronto para ser adquirido. “Essa estratégia vai fazê-lo provar e falar, vou passar o cartão agora, porque já fui conquistado”, explica.
O terceiro ponto é a eficiência e o controle sanitário, considerados primordiais para reter o consumidor na loja e fazer com que ele complete a jornada de compra. De acordo com a executiva, isso envolve duas estratégias internas: eficiência e tecnologia, junto ao controle sanitário.
“Além de reforçar a importância extrema de um controle sanitário bem executado na operação diária, no Território da Carne também enfatizamos a relevância de investir em equipamentos que facilitem as atribuições dos colaboradores e, consequentemente, otimizem a entrega de produtos que atraiam a atenção do cliente”, finaliza Andrea.