Entre as novidades, a visitação virtual e o aplicativo Museu de Pesca: vida marinha
Com o espaço fechado desde março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, dia 1º de outubro, o Museu de Pesca, localizado em Santos, SP, será reaberto para visitação pública. O órgão é mantido pelo o Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
“Depois de muita espera, vamos reabrir o Museu de Pesca no dia 1º de outubro, em comemoração ao mês das crianças”, informa a diretora do Museu, Thaís Moron. “Aproveitamos o período em que ficamos fechados para fazer pequenas reformas estruturais e instalar novas atrações”, acrescenta.
Novidades
Uma das novidades é a exposição de um painel de três metros com ilustrações lúdicas, representando seres do diorama. Assim como 70% do acervo, os seres do painel são identificados com tecnologia QR code, trazendo maior interação e informações detalhadas sobre cada um.
A aprendizagem por meio de entretenimento e tecnologia ultrapassa as paredes da construção em estilo eclético, oferecendo ao público, que não tem a possibilidade de conhecer o espaço presencialmente, uma visitação por meio do Museu de Pesca Virtual.
Agora, outra novidade é o aplicativo Museu de Pesca: vida marinha, para celulares com sistema Android. Nele, é possível conferir o conteúdo dos QR codes do painel, além de jogos de perguntas sobre animais e outras atividades. Essas informações também serão exibidas permanentemente em um monitor instalado no espaço.
Para a Sala das areias e conchas foram produzidos vídeos em computação gráfica sobre os moluscos que vivem nas conchas e a relação das areias do deserto do Saara com a Floresta Amazônica.
Visitas
As medidas de prevenção foram planejadas e será permitida a entrada de 30 visitantes por vez, seguindo os protocolos sanitários. A entrada durante o mês de outubro será gratuita.
O funcionamento do Museu é de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00. Por enquanto, o agendamento de visitas escolares e de outros grupos está suspenso devido à pandemia de Covid-19.