O queijo mais consumido no mundo é o cheddar, mas no Brasil os campões são a mussarela e o queijo prato. Além disso, os Estados Unidos são os maiores fabricantes de queijo no planeta e não a França. Confira outras curiosidades dessa delícia que a maioria dos brasileiros ama!

Vinte de janeiro foi comemorado o Dia Mundial do Queijo e para aproveitar a data, o francês Xavier Thuret, o chef, mestre-queijeiro da Président e detentor do maior título de especialista em queijos na França – Meilleur Ouvrie de France (MOF):Melhor Trabalhador da França, na categoria Queijos – traz algumas curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos no mundo:

1 – Você sabia que o queijo mais consumido no mundo é o cheddar? Já no Brasil, os mais consumidos são a mussarela e o queijo prato;

2 – O maior fabricante mundial de queijos não é a França, mas os Estados Unidos. Só o estado de Wisconsin produz mais de 600 tipos do produto, Em consumo, realmente o campeão é a França;

3 – Estima-se que sejam mais de quatro mil tipos de queijo fabricados no mundo todo;

4 – O queijo mais demorado de ser feito é o parmesão, que deve passar, no mínimo, seis meses nesse processo de maturação;

5 – Os queijos são apresentados em ordem crescente de intensidade de sabor, de acordo com a seguinte escala numérica: suave, de 0 a 4 (mussarela, prato, gouda); moderado, de 5 a 7 (gruyère, brie, emmental); e intenso, de 8 a 12 (provolone, camembert, parmesão)

6 – Dois dos queijos mais consumidos pelos brasileiros são mussarela e queijo prato. De acordo com a beer sommelière da Cervejaria Ambev, Carolina Loureiro, é possível harmonizá-los por semelhança com algumas cervejas igualmente leves. Por isso, as pilsen e as american lager são ótimas pedidas.

7 – Outros queijos bastante consumidos pelos brasileiros, porém um pouco mais refinados, são o brie e o camembert. Suas características fazem com que harmonizem com cervejas mais aromáticas e/ou frutadas, como as cervejas de trigo, por exemplo.

8 – Os queijos azuis, como a gorgonzola e o roquefort, também fazem parte do gosto dos brasileiros. Por isso, para harmonizar com eles, cervejas que equilibrem seus sabores seriam o ideal. Estilos como IPA e porter, cumpririam esse papel por serem cervejas mais alcoólicas e amargas.

9 – Você sabia que o queijo é tão versátil que também é possível harmonizá-lo com café? A barista Martha Grill, do Octavio Café, explica que queijos mais salgados como parmesão e provolone, harmonizam melhor com café mais doces. Já os queijos mais doces, como os emmental e maasdam, harmonizam melhor com cafés mais ácidos.

Receita

Pastel de queijo brie com damasco. Foto: Divulgação

Sabe aquele pastel que todo brasileiro ama? Que tal dar uma inovada e tentar incrementar com um queijo encorpado?

O chef Pascal Valero, também da empresa Président, combina sabores do queijo brie com damasco para preparar uma das comidas preferidas do paladar brasileiro.

Pastel de queijo brie com damasco 

Ingredientes

1 pacote de massa para pastel

2 unidades de queijo Petit Brie (250 gramas)

5 unidades de damasco picado em cubo

Óleo para fritura

Pimenta caseira ou geleia para acompanhar

Serve quatro pessoas

Modo de Preparo

1) Cortar os queijos Brie em cubos grandes

2) Abrir os discos da massa para pastel numa mesa

3) Dispor um cubo de queijo e de damasco por cada disco de massa

4) Fechar em meia lua e prensar com uma ponta de garfo

5) Pré-aquecer o óleo em uma panela, e fritar os pasteis na hora de servir

Fonte: Président