O mercado de inseminação artificial comemora os resultados de 2019. A Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), divulgaram na última semana o Relatório ASBIA Index com o fechamento dos dados do ano passado.
Segundo o levantamento, mais de 18,5 milhões de doses de sêmen foram comercializadas, abrangendo as vendas diretas para clientes, exportações e prestações de serviço. O aumento foi de 18% em relação ao ano de 2018, quando 15,6 milhões de doses foram vendidas.
O crescimento se deve, principalmente, às raças de corte: foram mais de 11,8 milhões de doses comercializadas, contra 9,6 milhões no ano anterior – crescimento de 23%. As raças leiteiras tiveram avanço nas vendas de 10%, passando de 4,2 milhões para 4,6 milhões de doses comercializadas de um ano para o outro.
Para o presidente da Asbia, Márcio Nery, merece destaque o desempenho das vendas de sêmen sexado – tipo que permite a seleção do sexo (macho ou fêmea) na concepção -, que registraram um aumento de 29%, bem acima da média geral. “Isso demonstra muito visivelmente a preocupação do cliente com o melhoramento genético”, avalia.
Exportações
As exportações também fecharam em alta. Em 2019, 485.340 doses foram para fora do País. No ano de 2018, foram 418.988, representando um crescimento de 16%.Conforme o levantamento, entre janeiro e dezembro do ano passado, foram produzidas 10.940.746 doses de sêmen no Brasil. Em 2018, a produção foi de 9.630.303, um aumento de 14%.
Para o ano de 2020, as previsões já são otimistas. “Por enquanto, trabalhamos com um crescimento entre 15 e 16%, o que está de acordo com a nossa meta de superar, em até cinco anos, a marca de 30 milhões de doses de sêmen no mercado nacional”, destaca Nery.
Caso de sucesso
A Genex, uma das empresas líderes no segmento de inseminação artificial (IA) com foco em qualidade genética de bovinos, também comemorou os resultados, ultrapassando 2 milhões de doses vendidas – a empresa ocupa a terceira posição do segmento no mercado brasileiro.
A expectativa para 2020 é superar esse desempenho. De acordo com Sergio Saud, diretor-executivo da empresa no Brasil, ter alcançado esse resultado foi um importante passo no desenvolvimento do plano estratégico, que busca agora chegar aos 2,5 milhões de doses vendidas, através de novos investimentos em infraestrutura.
“A Genex é reconhecida pela qualidade da genética Angus e mais recentemente vem se fortalecendo no mercado como uma grande fornecedora de genética Nelore. Este ano vamos intensificar o trabalho, sempre com muito critério, na escolha de reprodutores para integrarem a nossa bateria”, detalha Saud.