Projeto Tomatec visa ao desenvolvimento e propagação das melhores práticas agrícolas, a partir do uso racional de insumos e recursos naturais, em busca de produtividades mais sustentáveis e da valorização do cultivo de tomates, como parte da cadeia alimentar da agricultura brasileira. Foto: Carlos Dias/Divulgação Syngenta

Brasileiro está sempre ligado a uma data comemorativa, mas a maioria não deve saber que um dos frutos mais consumidos pelos brasileiros – o tomate – também tem um dia próprio.

Em primeiro de fevereiro comemorou-se o Dia do Tomate no País e, para comemorar, a Syngenta, líder global na produção de defensivos agrícolas, a Unidade Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro celebraram as importantes conquistas do projeto Tomatec, sistema de produção promovido, em conjunto, pelas três instituições.

Desenvolver e propagar as melhores práticas agrícolas, a partir do uso racional de insumos e recursos naturais, em busca de produtividades mais sustentáveis e da valorização do cultivo de tomates, como parte da cadeia alimentar da agricultura brasileira, são as objetivos  que sustentam o Tomatec.

Profissionalização

Composta por técnicas inovadoras desenvolvidas e aperfeiçoadas pela Embrapa Solos (RJ), ao longo de 20 anos de pesquisas, a iniciativa tem sido levada a vários cantos do Brasil, por profissionais da área que realizam cursos de manejo e conservação do solo.

Ainda envolve produtores em técnicas para o alcance de maior eficiência no uso da água de irrigação e de fertilizantes. Também são disseminados conhecimentos sobre o sistema de Manejo Integrado de Pragas (MIP), tutoramento vertical das plantas com fitilho e proteção física dos frutos (ensacamento).

sistema de tutoramento com fitilhos consiste em conduzir as plantas de tomate até um arame, que é preso horizontalmente por duas estacas, com altura de 1,8 a 2 metros, que passa sobre as fileiras do fruto. De acordo com a Embrapa, essa técnica proporciona maior eficiência de fotossíntese e aeração entre as plantas.

Diferencial do sistema produtivo

Conforme a Syngenta, uma das parcerias do Tomatec, um grande diferencial desse sistema produtivo em comparação às culturas convencionais é a busca pela máxima adequação do nível de resíduos de defensivos agrícolas nos cultivos do fruto, a partir da análise de amostras que atestem suas qualidades, que são classificadas como seguras, saudáveis e sustentáveis.

A empresa ainda destaca que o produto é vendido em gôndolas específicas com o selo Tomatec® e que alguns produtores também já estão comercializando seus tomates para a merenda escolar de alguns municípios.

“Com o selo, os consumidores identificam nas gôndolas dos supermercados os tomates produzidos por meio do sistema Tomatec. Assim, os produtores rurais conseguem agregar valor à sua produção e acessam uma remuneração justa pela qualidade dos frutos, obtendo lucros, evitando o êxodo rural no campo e elevando a qualidade de vida de suas famílias”, informa a Syngenta, em comunicado à imprensa.

Agricultura sustentável

O projeto Tomatec, desde seu lançamento, promove a capacitação de pequenos e médios produtores, bem como a segurança e a proteção ao meio ambiente, preceitos que se conectam diretamente com o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

Para saber mais, acesse www.syngenta.com.br e www.portalsyngenta.com.br

A Lavoura destaca variedades do fruto

BRS Zamir possui altos teores de carotenoide licopeno, uma antioxidante considerado um dos mais eficientes na prevenção de doenças degenerativas e cardiovasculares. Foto: Divulgação Revista A Lavoura nº 702

A revista A Lavoura, veiculada no formato impresso desde 1897 pela Sociedade Nacional de Agricultura (www.sna.agr.br), regularmente divulga reportagens sobre o cultivo de tomate no Brasil  e outros temas relacionados ao fruto.

Para também lembrar o dia dele, nosso destaque fica por conta da reportagem “Cresce demanda por tomates gourmet”, publicada nas páginas 34 a 36 da edição nº 702. Além de informar sobre as vantagens da cultivar BRS Zamir, as páginas seguintes trazem outras variedades de tomates: a BRS Montese e a BRS Imigrante (páginas 37 e 38).

BRS Montese e BRS Imigrante são outras cultivares de tomates. Foto: Divulgação A Lavoura nº 702

Confira tudo, gratuitamente, pelo link (encurtado): ow.ly/Bvnv30nA46E.

Assine nossa publicação impressa!

Quer assinar nossa publicação impressa e receber nossos exemplares no conforto de sua casa? Conheça nossas condições megaespeciais enviando um e-mail para assinealavoura@sna.agr.br!

Fontes: Embrapa Solos, Syngenta e A Lavoura