Com o tema Integrar para fortalecer, o evento deve reunir 700 participantes, além de ser acompanhado, virtualmente, por 6000 profissionais do Brasil e do exterior
Na segunda-feira (1º de agosto), as atenções estarão voltadas para o 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio, evento realizado pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), em parceria com a B3 – a bolsa do Brasil, com a participação de renomados especialistas em diversas áreas para tratar do tema “Integrar para Fortalecer”
O evento híbrido – presencial e virtual – começa a partir das 9 horas e deve reunir cerca de 700 participantes no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo, e mais de 6000 profissionais do Brasil e do exterior, que acompanharão a transmissão por meio do site oficial.
Na solenidade de abertura do evento, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da Abag e membro Academia Nacional de Agricultura, da SNA, e Gilson Finkelsztain, CEO da B3, recebem o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, e o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro.
Paineis
O primeiro painel, com o tema Geopolítica, Segurança Alimentar e Interesses, terá as participações do embaixador Alexandre Parola, representante permanente do Brasil junto à OMC; Gedeão Pereira, vice-presidente de Relações Internacionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA); e Jacyr Costa, presidente do Conselho Superior do Agronegócio (Cosag) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A moderação ficará a cargo do jornalista William Waack.
A seguir, especialistas apontarão os caminhos para que o agro brasileiro se torne ainda mais sustentável, no painel Agronegócio: Meio Ambiente e Mercados. O tema será debatido por Fabiana Perobelli, superintendente de Relacionamento com Clientes da B3; professor Gonçalo Pereira, coordenador do Laboratório de Genômica e Bioenergia da Unicamp; embaixador José Carlos da Fonseca Júnior, cofacilitador da Coalizão Brasil – Clima, Florestas e Agricultura; e Liège Correia, diretora de Sustentabilidade da Friboi/JBS e vice-presidente da Abag. A moderação será de André Guimarães, diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).
A programação da tarde do 21º Congresso Brasileiro do Agronegócio será iniciada com o painel Agronegócio: Tecnologia e Informação, que será moderado por Celso Moretti, presidente da Embrapa. No debate, estarão Ana Helena de Andrade, presidente da ConectarAGRO; Luis Pogetti, presidente do Conselho de Administração do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC); e Renato Ribeiro Rodrigues, conselheiro da Rede ILPF.
Premiação e fechamento
Após o terceiro painel, a Abag entregará o Prêmio Ney Bittencourt de Araújo – Personalidade do Agronegócio para Arnaldo Jardim, deputado federal e criador do Fundo de Investimentos para o Setor Agropecuário – Fiagro; e o Prêmio Norman Borlaug – Sustentabilidade, para Mariangela Hungria da Cunha, pesquisadora da Embrapa Soja.
No fechamento da programação, o quarto painel Agronegócio: Perspectivas 2023/2026, contará com o ex-presidente da República Michel Temer, e os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli, Francisco Turra, e Roberto Rodrigues que compartilharão suas avaliações sobre o futuro do setor no curto prazo. Waack será o moderador.