Startups Connected é um programa de aceleração que fomenta não só a conexão entre startups e grandes empresas, mas também a cocriação de novas soluções em conjunto das empresas âncoras. Foto: Divulgação

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha acaba de lançar a 4ª edição do Programa Startups Connected, iniciativa que visa ao desenvolvimento de novos negócios entre startups e grandes empresas. As inscrições vão até dia 19 de julho.

“Cada vez mais, grandes empresas estão buscando se conectar com startups a fim de mapear tendências, criar produtos e entrar em novos mercados. Isso não acontece por acaso. E quase um senso comum que startups trazem como diferenciais rapidez e ineditismo em suas soluções. É por esse motivo que nós, da Câmara Brasil-Alemanha, estamos nos dedicando desde 2015 à inovação aberta junto às startups”, ressalta Bruno Vath Zarpellon, diretor de Inovação e Tecnologia da instituição.

O Startups Connected é um programa de aceleração que fomenta não só a conexão entre startups e grandes empresas, mas também a cocriação de novas soluções em conjunto das empresas âncoras.

Nove desafios

Em 2019, o programa conta com nove desafios dos mais variados segmentos, conforme lista abaixo, que mostra quais são os desafios e respectivas empresas participantes da edição deste ano:

* Cadeia Produtiva 4.0 – Volkswagen
* Data Farming – Bayer
* Digitalização de Processos Produtivos – Siemens
* Economia Circular – BASF
* Eficiência Energética Industrial – GIZ (Agência Alemã para Cooperação Internacional)
* Jornada do Paciente – Hospital Alemão Oswaldo Cruz
* Inovação em Papel e Celulose – Voith
* Mobilidade Urbana Sustentável – Ministério Alemão de Meio Ambiente, Preservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU)
* TravelTech – Lufthansa

As startups que possuem soluções para um ou mais desafios, citados acima, devem se inscrever até dia 19 de julho pelo site www.startupsconnected.com.br.

Parcerias

Desde sua 3ª edição, o Programa Startups Connected conta com a parceria do Edital de Inovação para a Indústria Senai/Sebrae. Essa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas possibilita, segundo a Câmara Brasil-Alemanha, “que as startups possam usufruir dos benefícios da Categoria C do Edital, que vão desde o acesso à estrutura dos Institutos de Inovação Senai à disponibilização de insumos e especialistas”.

A startup vencedora de cada desafio é acelerada durante cinco meses, obtendo diversos benefícios, de acordo com seu perfil e estágio de maturidade em que se encontra. Essas vantagens são direcionadas, principalmente, ao projeto a ser desenvolvido em conjunto da respectiva empresa âncora. No entanto, também podem ser oferecidas para o desenvolvimento do próprio empreendedor.

Com o objetivo de ampliar esses benefícios, o Startups Connected ainda conta com empresas parceiras especializadas em áreas estratégicas, como gestão da inovação, desenvolvimento do negócio, finanças, questões jurídicas, incentivos à inovação, entre outras. A lista completa de benefícios pode ser encontrada pelo site oficial do programa.

Requisitos

As startups sediadas tanto no Brasil quantos na Alemanha podem se inscrever. Para formalizar esse cadastro é necessário apresentar a startup, a solução proposta para o desafio e contar um pouco sobre a equipe envolvida no projeto.

Para outras informações, desafios e benefícios do programa, acesse www.startupsconnected.com.br. Conheça também o site da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha: www.ahkbrasilien.com.br/pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha