Plataforma digital faz parte do programa Pró-Genética, criado pelo governo de MG e ABCZ, com o intuito de facilitar a aquisição de excelentes reprodutores, inclusive, por pequenos e médios pecuaristas

Pecuaristas interessados em comprar touros de qualidade genética superior para a melhoria do rebanho já podem usar seu smartphone ou tablet para conferir a oferta de animais em todo o Estado de Minas Gerais.

Lançada pela Empresa de Assistência Técnica Rural da região (Emater-MG), em parceria com a Associação Brasileira de Criadores de zebu (AbCz), a plataforma digital faz parte do programa Pró-Genética, que objetiva facilitar a aquisição degado de alto padrão, principalmente por pequenos e médios produtores.

 

O aplicativo (detalhe) aproxima o pecuarista comprador daquele que tem os animais para vender

Acesso

Ao acessar o aplicativo, o comprador pode selecionar a raça zebuína do animal que ele procura e até delimitar a região onde encontrar o touro de seu interesse. O sistema irá disponibilizar uma lista cadastrada no banco de dados da ABCZ.

Na tela do celular ou do tablet, os interessados em adquirir um reprodutorterão acesso às informações sobre as fazendas onde podem encontrar os animais, os municípios, as distâncias e até os nomes dos criadores. Cerca de 350 touros de todas as regiões do País estão à venda pelo app.

Ao selecionar uma fazenda, o detalhamento é ainda maior: cada animal relacionado em uma propriedade vem acompanhado de informações, tais como idade, peso, nome do “pai e da mãe”, além da avaliação genética.

Outras informações

“A grande vantagem do ABCZ Mobile é aproximar o pecuarista comprador daquele que tem os animais para vender. Muitas vezes, o produtor não pode ir às feiras do Pró-Genética e tem mais pressa para adquirir um animal. O aplicativo,portanto, é mais uma facilidade para quem pretende melhorar a qualidade gené- tica do seu rebanho”, garante Gustavo Laterza, gerente regional da Emater-MG, no município de Uberaba.