Especialista explica benefícios e lista receitas para incluir na dieta
Apesar de muito popular no Brasil, o queijo é um alimento que não pode ser consumido por qualquer pessoa. Segundo dados de pesquisa realizada recentemente pelo Datafolha, a intolerância à lactose é uma condição que afeta cerca de 35% da população brasileira.
Conforme explica a engenheira de alimentos da Tijuca Alimentos. Flaubênia Sara Maia, para essas pessoas, o consumo de lactose pode causar sintomas como distensão abdominal, gases, náuseas e diarreia. “Por isso, é importante encontrar alternativas que não contenham esse açúcar do leite – termo usado por conta de seu sabor levemente adocicado ao ser ingerido puro”, orienta.
Uma boa opção é o queijo zero lactose, produzido por meio de um processo que quebra a lactose em outros açúcares, como a glicose e a galactose.
“Além de ser uma opção para pessoas com intolerância à lactose, o queijo zero lactose também oferece outros benefícios, como proteínas de alto valor biológico, essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular; é rico em cálcio, importante para a saúde dos ossos e dentes; possui gorduras saudáveis, benéficas para a saúde do coração”, lista Flaubênia.
LEIA TAMBÉM:
→ EUA decidem que leite vegano também pode ser chamado de leite
Sugestões
A engenheira alimentar comenta que o queijo zero lactose pode ser usado em receitas variadas e utilizado em diversas combinações para as refeições do dia a dia, como sanduíches de queijo quente, saladas com frango, pizzas e macarrão, por exemplo.
“O queijo zero lactose é uma opção importante para pessoas com intolerância à lactose, pois permite que elas tenham uma alimentação mais variada e equilibrada, sem abrir mão de alimentos que gostam”, finaliza a engenheira.