Alimento possui nutrientes importantes com teor acima dos contidos em ovos de galinha. Além disso, por sua forma, é um forte atrativo para as crianças, sendo uma maneira fácil para os pais de enriquecer a alimentação na infância
Nas casas com crianças, conciliar o isolamento imposto pela quarentena e os cuidados com a alimentação dos pequenos envolve alguns desafios. Uma dica para esse momento é a inclusão de um pequeno gigante nas receitas do dia a dia, o ovo de codorna, um ingrediente extremamente nutritivo, que as crianças geralmente adoram e que pode ser usado de forma lúdica até mesmo na montagem dos pratos.
Sabe-se que uma alimentação balanceada contribui para o bem-estar, humor e desenvolvimento saudável do organismo e nada melhor que poder contar com um alimento completo como o ovo de codorna. Pesquisas mostram que além de ter alto valor nutricional, que supera o ovo de galinha nos quesitos proteína, ferro, vitamina A, fósforo e cálcio, os ovinhos são de fácil digestão em virtude da albumina que está em sua composição.
“Estimular na infância o consumo de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais, como são os ovos de codorna, certamente cria hábitos mais saudáveis na alimentação das crianças”, comenta a gestora da Katayama Alimentos, produtora de ovos de codorna, Camila Cuencas.
Mais nutritivos
De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), alguns nutrientes importantes presentes nos ovos de codorna possuem teor acima dos contidos em ovos de galinha. Destacamos abaixo alguns dos benefícios destes nutrientes para a saúde:
- Rico em antioxidantes e vitamina A, é um forte aliado na formação do sistema imunológico, além de contribuir para uma visão saudável;
- Possui o dobro da quantidade de ferro quando comparado ao ovo de galinha o que ajuda a prevenir anemia;
- Devido ao alto teor de proteínas, auxilia na regeneração celular, manutenção de músculos e na reposição do gasto energético das células;
- Alta concentração de colina, substância necessária para produção de novas células e para reparação das membranas celulares lesadas;
O ovo de codorna pode ser mantido em conserva, ser consumido no lanche ou até fazer parte de receitas mais elaboradas, o fato é que são facilmente incluídos na alimentação infantil já que seu formato e tamanho contribuem para o uso da criatividade e a criação de pratos mais divertidos.
Receita de Bruschetta com ovo de codorna
Ingredientes:1 baguete fatiada200g de ricota10 ovos de codorna (em média)AlecrimSal a gostoPimenta-do-reino a gosto
Azeite a gostoModo de preparo:Coloque as fatias de baguete em um prato e regue com azeite. Misture a ricota com o sal e pimenta em uma tigela e passe nas baguetes. Frite os ovos de codorna como de costume e coloque-os sobre as baguetes. Coloque a cebolinha e o alecrim picados para decorar.