Tipo de lipídio ou gordura “boa” foi estudado em diversos transtornos do humor. Na depressão pós-parto, por exemplo, apresentou resultados promissores. Usado como suplemento, também pode ser capaz de contribuir no tratamento anti-depressão de crianças, adolescentes e idosos
O ômega 3 pode ajudar a prevenir e tratar a depressão e outros transtornos de humor. É o que afirma o médico David Mischoulon, professor de psiquiatria da Universidade de Harvard e diretor do Programa de Pesquisa Clínica e Depressão (DCRP) do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.
Segundo ele, “o ômega 3 viaja facilmente através da membrana das células cerebrais e é capaz de interagir com moléculas relacionadas ao humor dentro do cérebro. Ele também tem ações anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar a depressão”.
O nutriente é um lipídio, ou gordura, composto por ácidos graxos, entre eles, o ácido eicosapentaenóico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA). Trabalhos recentes da instituição norte-americana sugerem que indivíduos deprimidos com excesso de peso e atividade inflamatória elevada podem ser bons candidatos ao tratamento com o EPA, isoladamente. Já o DHA, embora seja menos eficaz como antidepressivo, pode ter efeitos protetores contra o suicídio.
Outros transtornos
“O ômega 3 foi estudado em vários transtornos do humor. Na depressão pós-parto, por exemplo, teve alguns resultados promissores. No transtorno bipolar (depressão maníaca), o ômega 3 se mostrou mais eficaz para a fase deprimida”, afirma o professor.
Em Harvard, há um grande estudo em andamento examinando se a suplementação com ômega 3 (sozinha ou em combinação com vitamina D) pode prevenir a depressão em idosos saudáveis.
Crianças e adolescentes com depressão também podem se beneficiar da suplementação com este nutriente.
Como incluir na dieta
Como não é produzido pelo organismo humano, o ômega 3 deve ser adquirido pela dieta. Além de ajudar no tratamento e prevenção da depressão, o consumo desse lipídio está associado a diversos benefícios para a saúde, como: proteção de doenças cardiovasculares, melhora da pressão arterial, redução de triglicerídeos, efeitos anti-inflamatório, antitrombótico e antioxidante.
Nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFRJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Rosana da Silva Nunes explica que o cérebro precisa ser protegido e estimulado diariamente.
Vários tipos de pescado, tanto de rio como de mar, são fontes de ômega 3. O Guia Alimentar da População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, recomenda a ingestão de peixe, pelo menos duas vezes, por semana.
“Além de atividades físicas, precisamos dormir bem, beber bastante líquido e ingerir alimentos funcionais, ou seja, alimentos que além de nutrir, possuam uma função no organismo”, relata a especialista.
Para um bom desempenho cerebral, o ômega 3 é essencial, considerando seus efeitos positivos na saúde mental, na prevenção do Mal de Alzheimer, além de favorecer a diminuição da taxa de colesterol no sangue.
Rosana destaca que a estimulação do cérebro deve ser iniciada o mais cedo possível, ainda na fase da amamentação. “O leite materno, por exemplo, é rico nesse nutriente. Além disso, se a gestante tiver uma alimentação que contenha ácido fólico, encontrados nos vegetais verdes e cereais, por exemplo, ela terá um bom desenvolvimento cerebral do feto.”
Fontes do nutriente
As principais fontes de ômega 3, em ordem decrescente de concentração, são:
De origem vegetal:
- Óleo de linhaça
- Semente de linhaça
- Semente de chia
- Óleo de canola e de soja
- Castanhas
- Azeite de oliva
De origem animal:
- Salmão
- Arenque
- Sardinha
- Atum
- Anchova
- Cavalinha
- Pescadinha
- Pescada branca
- Lambari
- Corvina
Semana do Pescado
Como forma de incentivar o consumo de pescados em geral no Brasil. o Instituto ProPescado e parceiro iniciam a 16ª Semana do Pescado, antes chamada de Semana do Peixe. A campanha começa dia 1º de setembro e segue até dia 15 deste mês, em todo o País. Confira a matéria sobre a campanha clicando em . Visite também o site oficial www.semanadopescado.com.br.