Uma fruta pequena, mas muito poderosa. O mirtilo, também conhecido como blueberry, em inglês, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que proporcionam perfeita combinação para a saúde e a pele.
Neste artigo, o farmacêutico e professor especialista em cosmetologia, Maurizio Pupo, explica as razões de o mirtilo ser tão benéfico. Um dos principais motivos é que se trata de uma fruta rica em vitaminas A, B, C e K, em sais minerais (como o cálcio, cobre, ferro, fósforo, magnésio, manganês, potássio e zinco).
“(O Mirtilo) é também fonte natural de flavonoides, resveratrol e antocianidinas, que são substâncias que combatem os radicais livres, anti-inflamatórias e anticancerígenas”, afirma.
Segundo o especialista, o mirtilo previne diversas doenças e combate o envelhecimento precoce. Esta fruta impede o acúmulo ocasionado pela idade, promove melhora geral da saúde e além de tudo é deliciosa.
Nutrição e saúde: o poder surpreendente do mirtilo no corpo
Há ainda mais vantagens em consumir o mirtilo além das já citadas acima. Maurizio Pupo trata a seguir de como o mirtilo ajuda no emagrecimento, na melhora da circulação sanguínea, no aumento do colágeno e até mesmo na proteção do DNA do corpo humano.
Fruta aliada do emagrecimento
Apesar de pouco comentado, o consumo de mirtilo contribui com o emagrecimento, impedindo o acúmulo de gordura proveniente da idade. “Conforme envelhecemos, nosso metabolismo vai ficando mais lento e, assim, temos mais dificuldade para emagrecer. Por ter pequeno teor de calorias e ser rico em água e fibras, a fruta ajuda na saciedade, diminuindo a sensação de inchaço e facilitando a digestão”, ressalta o Pupo.
Bom para prevenção da diabetes e de doenças cardiovasculares
O mirtilo ainda é um potente ativo que ajuda a regular o açúcar no sangue e a estimular sua circulação, fazendo com que nosso organismo trabalhe melhor. “Por ser rico em antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir a resistência à insulina, o consumo da fruta, além de prevenir a obesidade, ainda previne o surgimento de doenças como diabetes tipo 2”, sublinha o especialista.
Repleto em antioxidantes, o mirtilo contribui com a redução do colesterol ruim (LDL), prevenindo doenças cardíacas. Em estudos realizados com mais de 80 mil enfermeiras, continua Pupo, descobriu-se que o consumo de mirtilo diminuiu em 32% o risco de ataques cardíacos. Esse dado foi creditado à maior ingestão de antocianinas, um dos principais antioxidantes do mirtilo.
Outro estudo também apontou que, por ser rico em flavonoides, o mirtilo pode contribuir com a redução da pressão arterial e com os níveis de colesterol, diminuindo, por consequência, o risco de problemas cardíacos.
Remédio natural para a vista
A fruta também é conhecida por seus benefícios para condições oculares, como a catarata, a retinopatia, a degeneração macular (perda de visão no centro do campo visual, devido a danos na retina) e visão noturna.
“Um dos benefícios da antocianina, é justamente a capacidade de reverter ou evitar problemas oculares, principalmente, quando falamos sobre perda de visão relacionada à idade ou fadiga muscular, que pode ocorrer por conta do uso excessivo de computadores e celulares”, esclarece Pupo.
LEIA TAMBÉM
→ Saiba quais são verdades e mitos sobre alimentação
Mirtilo ajuda na prevenção ao câncer
Outro benefício bastante conhecido do consumo do mirtilo é a prevenção contra o câncer. A fruta possui grandes quantidades de compostos fenólicos, ou seja, potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas, que atuam diminuindo o estresse oxidativo do organismo. “Assim, o consumo do mirtilo evita danos ao DNA do corpo, inibindo a proliferação das células cancerosas”, revela o farmacêutico.
Ele também conta que estudos constataram que o mirtilo oferece propriedades que são capazes de promover a apoptose (morte celular) em células cancerosas e ainda facilitam a redução da invasão dessas células e, consequentemente, as metástases no organismo.
Melhora da capacidade cognitiva e função cerebral
Sabemos que o estresse oxidativo pode acelerar o processo de envelhecimento do cérebro e, dessa forma, afetar suas funções. Porém, segundo Maurizio Pupo, os antioxidantes encontrados no mirtilo podem beneficiar neurônios envelhecidos e áreas do cérebro essenciais para a inteligência, “aumentando a capacidade de memória e prevenindo o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer”.
Estudos apontam que o consumo diário de suco de mirtilo por idosos com comprometimento cognitivo leve, tiveram melhorias em diversas áreas da função cerebral com apenas 12 semanas de testes.
Prevenção de infecção urinária e mais super-poderes
Por suas propriedades antibacterianas, o mirtilo também é um grande aliado na prevenção e no tratamento da infecção urinária. “A fruta possui compostos que impedem que as bactérias fiquem aderidas ao trato urinário. Assim, seu consumo ajuda a impedir que bactérias (especialmente a Escherichia coli) se liguem à parede da bexiga e causem infecções”, informa o especialista.
Além disso, o consumo do mirtilo ainda pode contribuir com:
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Diminuição do acúmulo de gordura no fígado;
- Melhora do trato gastrointestinal;
- Auxílio no tratamento de doenças como artrite e artrose;
- Contribui com a recuperação muscular após exercícios físicos;
- Melhora do humor e sensação de bem-estar
LEIA TAMBÉM
→ Mirtilo: azul com sabor de uva
→ Guia: O poder das superfrutas
Benefícios do Mirtilo para a pele e cabelo
Essa pequena, saborosa e poderosa fruta é considerada um superalimento. E não é à toa. O mirtilo é bom para a pele e para o cabelo e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Por ser rico em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, contribui com a formação de colágeno e previne contra os radicais livres, principais causadores de rugas e sinais de idade.
Prevenção e tratamento da acne
Por causa da alta concentração de salicilatos (propriedade muito utilizada em produtos tópicos para tratamento de acne), o mirtilo auxilia a redução da pele morta, na limpeza de poros entupidos e ainda é um forte combatente da proliferação de bactérias.
“O mirtilo também é rico em fibras, propriedade que ajuda a ‘expulsar’ leveduras e fungos do corpo na forma de excreções e, quando isso não acontece, essas excreções saem através da pele, o que pode resultar em erupção cutânea e acne, detalha Maurizio Pupo, que também é professor especialista em cosmetologia.
Melhora do colágeno
Por ser rico em vitamina A e C, o consumo do mirtilo estimula a criação de colágeno e elastina, proporcionando uma pele mais firme e rejuvenescida e traz benefícios capilares. Isso ajuda a estimular o crescimento dos fios capilares e, por seu alto teor de vitamina B, o mirtilo previne o surgimento de cabelos brancos.
“Apesar de ainda não haver informações sobre o motivo do grisalho precoce em algumas pessoas, é sabido que a deficiência de vitamina B12 pode causar esse tipo de condição”, ensina o especialista.
Consumo do mirtilo: quanto é o ideal?
Mesmo sendo uma fruta tão completa para a saúde, o consumo de mirtilo não precisa, nem deve, ser exagerado para garantir todos os benefícios citados. Existem diversas formas de ingestão, entre as quais in natura (a própria fruta), em sucos, vitaminas e em diversas receitas de bolos e sobremesas.
O professor Pupo ressalta, por fim, que o consumo da fruta natural não deve ultrapassar de 60g a 120g. Ele orienta procurar um nutricionista para a obtenção de melhores resultados, de acordo com as individualidades do organismo de cada um. “Estudos apontam que o consumo diário de 50g já é suficiente para o nosso corpo absorver todas as propriedades benéficas do mirtilo”.
Sobre o autor: Dr. Maurizio Pupo é farmacêutico ítalo-brasileiro, pesquisador e professor especialista em cosmetologia.