Saiba como cultivar e consumir essa fruta tropical que pode chegar a pesar 20 kg
Começou em dezembro e segue até abril a safra da maior fruta do mundo – a jaca – , cujo preço do quilo já apresenta queda em algumas capitais brasileiras.
A jaca é uma fruta tropical que muitas famílias brasileiras cultivam no quintal das residências, especialmente no interior do Brasil.
Nas capitais, vários parques públicos têm pés de jacas. Para saber sobre a possibilidade de coleta dos frutos é importante contatar as administrações destes espaços.
Maior fruta do mundo
A jaca é considerada a maior fruta comestível do mundo, podendo atingir até 20 quilos por unidade e medir de 60 a 90 centímetros de comprimento. O fruto da jaqueira está pronto para a colheita de 180 a 200 dias após o florescimento, assim que a casca se torna amarelo-acastanhada.
A professora do curso de Agronomia, do Centro Universitário Una Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Hélida Leão, explica que a jaca é uma fruta que não passa despercebida, seja pelo seu cheiro característico, ou pelo seu tamanho e peso que a destacam entre os maiores do mundo, “Assim, se você estiver próximo de uma árvore destas, especialmente nesta época da safra, cuidado para não ser atingido por uma”, alerta.
Hélida Leão explica que cada jaqueira pode produzir anualmente de 50 a 100 frutos e uma muda da planta começa a produzir frutos dentro de três a cinco anos.
Segundo informação da professora, a jaqueira pode chegar a 25 metros de altura. Seu tronco pode apresentar um diâmetro que varia de três a sete metros.
Origem
De origem indiana, a jaqueira foi trazida ao Brasil pelos portugueses no século 18 e teve boa adaptação, sobretudo nas regiões de temperaturas mais quentes na maior parte do ano.
“Se você mora em uma região com essas características, pode cultivar jaca em um sítio ou quintal grande, mas fique atento para o tamanho que a árvore pode chegar” orienta a professora
Ela conta que existem dois tipos de jacas: a jaca dura, que tem polpa firme e frutos maiores, e a jaca mole, que tem frutos menores e macios, mas é mais doce.
“Os frutos também têm uso na medicina popular: para tratamento de tosses, o bago é recomendado, enquanto a semente é indicada para reequilibrar desarranjos intestinais e sua resina é cicatrizante”, reforça Hélida.
LEIA TAMBÉM
Boa alimentação e sono reparador também nas férias escolares
Sistema imunológico em dia
Haira Guedes, nutricionista e professora da Faculdade Una Itabira-MG, ressalta que a jaca é uma fruta rica em nutrientes essenciais, como as vitaminas C, A, e as do complexo B, além de potássio e fibra alimentar.
Segundo a especialista, esses nutrientes fortalecem o sistema imunológico, melhora a saúde ocular e cardiovascular, ajuda na digestão e regulação da pressão arterial.
Benefícios para a saúde
Ela salienta ainda que as fibras alimentares presentes na jaca também exercem um papel importante, auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue. “A jaca também é uma fruta rica em compostos bioativos, como os withanolides, os flavonoides e taninos, que possuem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, com potenciais efeitos benéficos para a saúde mental e a redução de estresse”, sublinha.
De acordo com informação da professora, a fruta também possui carotenoides como betacaroteno e luteína, que protegem a saúde ocular e previnem o envelhecimento celular.
LEIA TAMBÉM
Alternativa à carne
Haira Guedes afirma ainda que, além da densidade nutricional da fruta, a jaca verde pode – e deve – ser utilizada como alternativa à carne, especialmente para adeptos ao vegetarianismo ou veganismo. “Por ter textura fibrosa capacidade de absorver bem temperos, a jaca oferece uma experiência saborosa e saudável”, orienta.
Fontes: Centro Universitário Una e Centro Universitário IBMR
Foto abertura: Agência Estadual de Notícias PR/Divulgação