Comer ovos regularmente traz diversos benefícios para a saúde, como fortalecer os ossos, aumentar a massa muscular e melhorar a memória. Aprenda a comprá-los corretamente
Quem não quer garantir que está levando para casa um produto fresco e seguro para consumo ao comprar ovos no supermercado?
Certamente, a resposta positiva é unânime. Para que não haja surpresa desagradável na hora de prepará-los, a engenheira de alimentos da Tijuca Alimentos, Flaubenia Maia, explica que existem métodos simples que podem ajudar a identificar a qualidade do ovo na hora da compra e dá algumas dicas para ajudar nesse momento.
Segundo a profissional, a primeira e mais óbvia é sempre verificar a data de validade impressa na embalagem.
“Ovos que estão perto de vencer podem não ser tão frescos quanto os que têm uma data de validade mais distante”, salienta.
Ela ressalta que a data de validade é crucial para garantir a qualidade do ovo.
“Escolha ovos com validade de até 30 dias após a postura. Essa informação está presente na embalagem”, orienta.
LEIA TAMBÉM
Cuidado com cascas rachadas ou quebradas
Flaubenia recomenda inspecionar a casca do ovo antes de comprá-lo.
“Evite ovos com cascas rachadas ou quebradas, pois podem estar contaminados por bactérias”, alerta.
A engenheira de alimentos destaca que ovos com casca opaca, áspera ou com manchas escuras podem estar velhos ou estragados.
“Passe a mão suavemente pela casca. Ela deve estar lisa e uniforme, sem saliências ou rugosidades”, ensina.
Se possível, a especialista sugere realizar o teste da flutuação, colocando o ovo em um copo de água.
“Ovos frescos afundam e ficam deitados no fundo. Se o ovo flutuar, significa que ele está velho e não deve ser consumido”, explica.
Segundo ela, isso acontece porque, com o tempo, o conteúdo do ovo se desidrata e a câmara de ar dentro dele aumenta, fazendo-o flutuar.
LEIA TAMBÉM
E após a compra?
Depois de comprar o ovo, em casa, ao quebrá-lo para consumir, observe a consistência da clara e da gema.
“Ovos frescos têm a clara mais viscosa e a gema bem centralizada e firme. Se a clara estiver muito líquida e a gema se espalhar facilmente, o ovo já não está tão fresco”, reforça a especialista.
Finalmente, o cheiro é um inconfundível indicativo da qualidade do ovo.
“Se, ao abrir o ovo, ele estiver com um odor desagradável, forte e característico, descarte-o imediatamente”, acentua Flaubenia.
Ela sublinha que “ovos em bom estado não têm um cheiro forte”.
Cuidado e manuseio
Além das dicas anteriores, a profissional ainda orienta sobre alguns alertas que devem auxiliar no cuidado e manuseio desse tipo de alimento.
- Comprar ovos de marcas confiáveis e conhecidas.
- Ao chegar em casa, o ideal é armazenar os ovos na geladeira, na parte mais fria, longe da porta. A temperatura oscila muito na porta, o que pode prejudicar a qualidade dos ovos.
- Manter os ovos longe de alimentos com cheiro forte, como cebola e alho, para evitar que absorvam esses odores.
LEIA TAMBÉM
Desperdícios
Segundo a engenheira de alimentos, essas precauções evitarão desperdícios e ainda irão contribuir para uma alimentação mais saudável e segura.
Para finalizar, a profissional reforça a importância do consumo de ovos: “Os ovos são um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais essenciais para a saúde. Consumi-los regularmente traz diversos benefícios para o organismo, como fortalecer os ossos, aumentar a massa muscular e melhorar a memória”, completa.