A beterraba é um superalimento muito versátil e pode ser consumida de diversas formas. A raiz contém cálcio, potássio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, sódio, vitaminas A, B1, B2, B5 e C
Você sabia que existem três tipos de beterraba? A açucareira, de cor branca, usada para produção de açúcar; a forrageira, usada para alimentação animal; e a beterraba cujas raízes são consumidas como hortaliça, que é a mais conhecida no Brasil, e de que vamos falar hoje.
A nutricionista da Sodexo, Soraia Batista, enumera os múltiplos benfecícos dessa raiz. Segundo ela, “a beterraba é um superalimento muito versátil e pode ser consumida de diversas formas: crua, cozida, assada e em preparações salgadas ou doces. Além disso, sua cor ajuda a embelezar qualquer prato, não é mesmo?”.
A especialista conta que a coloração tão característica da hortaliça vem da combinação de dois tipos de pigmentos: betacianina (roxo) e betaxanatina (amarelo). As partículas químicas que dão cor à beterraba contêm agentes anticancerígenos e a raiz tem sido usada no tratamento de câncer já há algum tempo.
“A beterraba contém cálcio, potássio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, sódio, vitaminas A, B1, B2, B5 e C”, afirma Soraia.
Confira algumas dicas da nutricionista para tirar o melhor da beterraba para sua saúde:
- Alguns especialistas defendem que a Vitamina C da beterraba é metabolizada apenas se for consumida crua. Para tanto, você pode consumir suco de beterraba ou na salada.
- A beterraba é indicada para mulheres grávidas, por ser rica em ácido fólico. O nutriente tem importante ação na formação do feto e atua no fortalecimento do sistema imunológico do bebê. E ainda há muitos outros benefícios da beterraba.
- Suco de beterraba também tem benefícios. Ele pode ajudar quem sofre de pressão alta, em razão do nitrato existente em sua composição.
- O consumo de beterraba auxilia os praticantes de atividade física, principalmente em esportes de longa duração e alta intensidade, pois o aumento da biodisponibilidade do óxido nítrico aumenta a eficiência respiratória, diminuindo a fadiga e assim aumentando o desempenho do atleta durante o exercício.
- Por ter muitas fibras, a beterraba ajuda a regular o sistema digestivo.
- A folha de beterraba também é muito nutritiva e não precisa ser jogada fora quando se prepara a raiz. Ela contém cálcio, betacaroteno, ferro e vitamina A. Você pode aproveitar esses benefícios de uma forma bem simples: pique as folhas de beterraba e cozinhe-as da mesma maneira que o espinafre.
- Acredita-se que a beterraba ajuda no combate à anemia. No entanto, a raiz contém pequenas quantidades de ferro não-heme, que não é absorvido pelo nosso organismo com tanta eficiência quanto o ferro heme, de origem animal. Para melhorar a absorção do ferro não-heme, é necessário combinar a ingestão da beterraba com alimentos fonte de vitamina C – limão, laranja, caju, pimentão, abacaxi, tomate, acerola – e fontes de vitamina A e carotenoides – vegetais verde-escuro, amarelos e alaranjados.
- Pessoas com problemas renais devem evitar comer beterraba em excesso, porque ela contém oxalato e potássio.