Versátil, podendo ser servida em pratos requintados, massa, grelhados, ao forno, ensopados, pratos rápidos e em sanduíches, a carne de frango é a proteína animal mais consumida no Brasil
A carne de frango faz parte da dieta diária de quase todos os povos e é a única que não possui quaisquer restrições religiosas. É versátil, sendo servida em pratos requintados, massa, grelhados, ao forno, ensopados, pratos rápidos e em sanduíches.
No Brasil, ela é praticamente unanimidade, sendo sua carne a mais consumida no Brasil. Em média, cada brasileiro consome 42 quilos anualmente.
Aliada de cardápios com os mais variados perfis, a carne de frango é reconhecida como uma proteína leve, saudável, exatamente por possuir pouca gordura entremeada.
Sem a pele, cada 100 gramas de peito de frango têm apenas 1% de gordura e 104 quilocalorias (kcal). Com apenas esta porção, o consumidor satisfaz grande parte das necessidades diárias de proteínas e aminoácidos essenciais.
Também é fonte de vitaminas do complexo B, minerais, ferro, potássio, selênio, zinco, fósforo e magnésio, além de alto teor de Niacina – que auxilia na prevenção à Doença de Alzheimer.
Considerando sua importância para vários povos, o dia 10 de maio foi escolhido, pelo Conselho Mundial da Avicultura (International Poultry Council – IPC), , órgão máximo da avicultura internacional, como o Dia Mundial do Frango, que é celebrado em 25 países membros dessa instituição, incluindo o Brasil
Produção brasileira
Por trás dessa proteína importante na dieta das famílias, há um grande setor que gera emprego e renda para o Brasil. O País é, atualmente, o segundo maior produtor de carne de frango no mundo. São 12,8 milhões de toneladas produzidas anualmente. Também é o maior exportador mundial, com 4,1 milhões de toneladas exportadas para 150 países.
O setor emprega, direta e indiretamente, 3,5 milhões de trabalhadores em todo o Brasil. São mais de 100 mil produtores integrados e independentes em todo o País.
“A carne de frango tem um importante papel social no Brasil. É um dos alicerces para a segurança alimentar nacional, consumida em todas as classes sociais. Por tudo o que representa, a carne de frango merece esta importante data”, afirma Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e membro da Academia Nacional de Agricultura da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).