Mesmo sendo líder na produção dessa hortaliça em terras sul-americanas, o consumo do Brasil está aquém do desejado: apenas 1,04 quilo por pessoa ao ano. O país líder nesse ranking é a Itália, com 7,24 quilos per capita, seguido pela Inglaterra com 5,4 e EUA com 3,8 quilos
A cultura do brócolis no Brasil movimenta, anualmente, algo em torno de R$ 1,2 bilhão no varejo, com uma produção de 290 mil toneladas e um crescimento médio de mercado entre 4% e 5% ao ano. Os dados são da Sakata Seed Sudamerica, líder mundial no segmento de sementes de brócolis, e da Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas (Abcsem).
A América do Sul é responsável por cerca de 10% de toda a produção de brócolis no mundo. Dentro desse ranking, o Brasil está na posição de liderança, sendo o maior produtor sul-americano dessa hortaliça, com 48% do total de cultivo.
Em segundo lugar está o Equador, com 23%; seguido por Peru, com 9%; Argentina e Chile, ambos com 7%, e, por fim, os demais países, que somam 6% de toda a produção global.
De acordo com a Sakata, o brócolis é bastante expressivo para o agronegócio brasileiro, cujo potencial de crescimento reside, principalmente, na ampliação do consumo dessa hortaliça pela população, por meio de ações de incentivo. nesse sentido.
Índices de consumo
Originária do Mediterrâneo e pertencente à família das Brassicáceas, a exemplo da couve comum, couve-flor, repolho, mostarda, rabanete e agrião, essa hortaliça ainda é pouco consumida no Brasil: apenas 1,04 quilo per capita ao ano, atrás do Equador que consome 1,19 quilo por pessoa, no mesmo período.
A Itália é o país que mais consome brócolis no mundo, com 7,24 quilos por pessoa, anualmente; seguido pela Inglaterra, com 5,4 quilos; e dos Estados Unidos, com 3,8 quilos. Os dados são da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).
Conforme a Sakata, por ser um país com extensão continental, o Brasil tem potencial para explorar melhor a produção de brócolis, principalmente porque o mercado consumidor está ávido por produtos mais saudáveis e essa hortaliça oferece inúmeras vantagens nutricionais.
Valor nutricional
Dentre os benefícios do consumo de brócolis estão o auxílio na prevenção contra o câncer e várias doenças graves, como diabetes e problemas pulmonares. Por conter pouquíssimas calorias, é recomendado seu consumo para quem está fazendo dieta para emagrecer.
De acordo com a Unidade de Hortaliças (DF) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), possui considerável quantidade de vitamina C e seu teor de vitamina A é bem elevado quando comparado ao repolho e à couve-flor, mas inferior ao da couve-comum.
Conforme a estatal, também é fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras. Os teores de cálcio são próximos ao do espinafre, com a vantagem de serem mais digestíveis no caso do brócolis.
Outro diferencial dessa hortaliça, segundo sugere a Sakata, é sua facilidade de preparo, fato que se “adapta ao estilo de vida moderno dos consumidores que buscam aliar conveniência e saúde, para satisfazer suas necessidades nutricionais diárias, com grande versatilidade em preparos gastronômicos também, podendo ser adquirido in natura ou congelado nos supermercados”.
Como comprar
A Embrapa destaca a existência de dois tipos principais de brócolis no mercado: o de cabeça única e do tipo ramoso. No primeiro caso, a hortaliça pode apresentar botões com coloração superior arroxeada e é comercializado em unidades, a exemplo da couve-flor, semi preparado (limpo e picado sem folhas e talos) ou congelado. Deve apresentar cabeças de cor verde escura, firmes, compactas, com granulação fina e sem sinais de murcha.
No segundo caso, o brócolis tipo ramoso é vendido em maços, que incluem os talos e as folhas, além dos botões florais, ou semi preparado. Suas inflorescências devem ter coloração verde escura, com os botões totalmente fechados, talos firmes e folhas com aspecto de produto fresco. Botões já abertos em flor, com coloração amarela ou branca, indicam que o produto está passado e, portanto, terá durabilidade muito curta.
Segundo a Embrapa, o produto semi preparado deve obrigatoriamente estar refrigerado, pois se deteriora rapidamente. “Observe se os botões estão verdes, fechados, sem pontos escuros e sem mela. O brócolis é uma hortaliça sensível ao manuseio, portanto, deve-se escolher os maços e as cabeças com cuidado para não danificar os que serão adquiridos por outros consumidores”, indica a estatal.
Como conservar
O brócolis é uma das hortaliças de menor durabilidade, amarelecendo e murchando rapidamente.Em condição ambiente, deve ser comercializado e consumido no dia da compra. Em geladeira doméstica, pode ser mantido por até quatro dias, dentro de saco de plástico perfurado.
Essa hortaliça de cabeça única é o tipo mais indicado para o congelamento, orienta a Embrapa. “Para garantir a qualidade do produto congelado, deve se proceder da seguinte maneira: após descartar as folhas e talos muito grossos ou duros, desmembrar os floretes e deixá-los de molho em água e limão por meia hora.”
“Em seguida, mergulhe os floretes em água fervente por 2 minutos e depois coloque-os imediatamente em uma vasilha com água e cubos de gelo, até que se esfrie. Quando frio, o brócolis deve ser bem seco, colocado em saco de plástico do qual deve se retirar todo o ar com uma bombinha de vácuo, e levado ao congelador.”
Como consumir
O brócolis pode ser consumido cru em salada, quando muito tenro, ou cozido em salada, sopa, suflês, bolos e refogados. O cozimento deve ser feito em vapor ou em panela tampada com pouca água, pelo menor tempo possível.
O cozimento em excesso leva à perda de nutrientes e prejudica a textura. O descongelamento é rápido e feito durante o processo de cozimento e preparo do prato.
Boas dicas da Embrapa
Todas as dicas sobre brócolis podem ser conferidas em documento gratuito desenvolvido pela Embrapa, em parceria com a Emater-DF, pelo link (encurtado): ow.ly/y17y30mSB89.
Para mais informações sobre o brócolis, entre outras delícias existentes no Brasil, acesse a página “Hortaliça não é só salada” da Embrapa acessando o link www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada.
Em outro link (www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada/publicacoes/cccc), a estatal divulga uma lista de hortaliças com dicas de como comprar, conservar, consumir hortaliças e legumes, com direito a dicas até de receitas fáceis.
Fontes: Sakata e Embrapa Hortaliças