Valor nutricional do ovo não depende da cor
Um dos alimentos mais consumidos pela família brasileira, o ovo foi, durante muito tempo, visto como vilão na dieta da população, por conta de uma associação errônea ao colesterol. Até hoje, muitos mitos ainda rondam esse alimento, como à cor da casca, por exemplo.
Enfim, a cor do ovo influencia no seu valor nutricional? De acordo a zootecnista da Tijuca Alimentos, Rebeca Horn Vasconcelos, a cor dos ovos de galinha não interfere em seu sabor, qualidade ou valor nutricional. “Sua cor está ligada a questões genéticas. A formação da casca e sua pigmentação é um processo independente do seu conteúdo interno”, explica.
Segundo ela, é possível saber ou deduzir a cor da casca do ovo a partir da raça da galinha. Estudos apontam que galinhas vermelhas/marrons tendem a pôr ovos de casca escura, em tons acastanhados.
“Na realidade, todos os ovos, em essência, são brancos e a casca dos ovos de galinha é composta de carbonato de cálcio, um cristal de cor branca. Por isso, a princípio, todos os ovos são brancos”, esclarece.
Ela acrescenta que a mudança de cor acontece no momento que ele está passando pelo oviduto – órgão de estrutura tubular que liga o ovário da ave à cloaca, que é a cavidade por onde sai o ovo – e é imerso em uma substância lubrificante que facilita a saída e colore o ovo. No caso de aves que possuem maiores concentrações desse líquido, os ovos saem vermelhos.
Outras características
Segundo Rebeca, apesar da coloração da casca, não existe nenhuma diferença nutricional entre eles. O que pode acontecer é que ovos maiores, por conta do tamanho, vão entregar mais nutrientes (colesterol, proteínas, calorias) do que ovos pequenos.
E a cor da gema? A zootecnista explica que isso está associado à alimentação dos animais. “As galinhas com um dieta mais rica em carotenoides possuem gemas mais amarelas, o que ocorre, geralmente, com galinhas criadas livres, pela diversidade de nutrientes na alimentação, que pode ser incluída também na ração”, pontua.
Em relação à diferença de preços, a zootecnista orienta que o consumidor deve se questionar por que, mesmo possuindo valor nutricional idêntico, alguns ovos possuem diferenças de preços.
Para Rebeca, a explicação está no fato de que algumas raças de galinhas colocam ovos com mais facilidade e em maior quantidade, enquanto outras podem precisar de mais ração ou tempo para isso. “No final, essa demora e o maior custo para o criador refletem no valor do produto final”, conclui Rebeca.