Fruta amazônica, também conhecida como taperebá e amarelinho, promove diversos benefícios à saúde
Originária da região amazônica, o taperebá, conhecido como cajá ou amarelinho, é uma fruta amplamente cultivada no Brasil, principalmente nas Regiões Norte, Nordeste e em outros países da América do Sul, e tem sido cada vez mais reconhecida pelo seu valor nutricional, por ser fonte de vitaminas, minerais e fibras.
Segundo pesquisas, entre as principais características do cajá está seu alto teor de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combater os radicais livres que danificam as células do nosso corpo. Além disso, a fruta é rica em vitaminas do complexo B, como tiamina, riboflavina e niacina, que desempenham funções importantes no metabolismo energético.
Outro benefício do cajá, ainda conforme estudos, é a presença de fibras, que ajudam a regular o trato intestinal e promovem a saúde digestiva. Isso porque a fruta também é rica em antioxidantes, como os carotenoides e os compostos fenólicos, que ajudam a prevenir o estresse oxidativo e reduzir o risco de doenças crônicas, como o câncer, a diabetes e as doenças cardiovasculares.
Produção
A produção do cajá no sistema agroflorestal, realizado por famílias quilombolas e ribeirinhas, é um exemplo de agricultura sustentável por promover a diversidade de espécies e o uso racional dos recursos naturais. O sistema permite a produção de alimentos em harmonia com o meio ambiente, além de contribuir para a preservação da cultura local e a valorização dos agricultores familiares.
Segundo o fundador da Mahta, foodtech que produz um Superfood em pó com 15 ingredientes do bioma amazônico, Max Petrucci, o cajá é um exemplo de ingrediente que atende a esses critérios, por ser rico em nutrientes, além de ser produzido de forma sustentável pelos agricultores da região amazônica “Acreditamos que a alimentação é um dos pilares fundamentais para uma vida saudável”, avalia.
Entretanto, o executivo ressalta que o consumo de superfoods pode e deve estar atrelado a uma dieta com alta densidade nutricional (muitos nutrientes por caloria). “O cajá é uma fruta rica em nutrientes e antioxidantes, com benefícios para a saúde e a sustentabilidade. Sua inclusão no superfoods é uma alternativa interessante para quem busca uma alimentação regenerativa”, destaca Petrucci.
Edgard Calfat, cofundador da Mahta, afirma que o microbioma humano é um tema cada vez mais relevante, pois está diretamente relacionado à saúde e ao bem-estar. “O consumo de alimentos ricos em fibras, como o cajá, é uma das formas de promover a diversidade e a saúde desse ecossistema complexo que é o nosso corpo”, acrescenta