O Projeto Organics Brasil fechou o ano de 2014 com 60 empresas associadas e exportações na ordem de US$ 136 milhões
Somando os produtos orgânicos dos segmentos de alimentos, cosméticos, serviços e têxtil, as exportações das empresas associadas do Organics Brasil alcançaram US$136 milhões, o que ainda é pouco se comparado ao mercado global que é de US$ 64 bilhões.
Dez anos de evolução
A regulamentação da produção de orgânicos no Brasil só ocorreu em 2011, com a criação do selo nacional de Produto Orgânico (MAPA). “Hoje buscamos construir a imagem dos produtos no mercado internacional e empenhando esforços para celebrar acordos de equivalências entre os mercados já regulamentados, principalmente o norte americano e o europeu”, esclarece Ming Liu, coordenador do projeto.
Evolução das exportações de 2005 a 2016 | |||
Ano | Empresas | Setores | Exportações em Milhões de Dólares |
2005 | 12 | Alimento | 9,5 |
2006 | 33 | Alimento | 15 |
2007 | 42 | Alimento/Cosmético | 21 |
2008 | 64 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 58 |
2009 | 74 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 44,3 |
2010 | 72 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 107 |
2011 | 72 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 82,4 |
2012 | 74 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 129,5 |
2013 | 54 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 130 |
2014 | 60 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 136 |
2015 | 100 | Alimento/Cosmético/Têxtil | 150 |
Fonte: Organics Brasil
Os desafios são grandes. O objetivo é construir, a partir de 2015, uma estratégia para a formação de uma entidade setorial com representatividade nacional e preparar o setor para que, até 2020, o mercado no Brasil represente algo em torno de R$10 bilhões, conclui o coordenador do projeto Organics Brasil.