A certeza da compra de frutas mais doces e saborosas. É essa a garantia que o consumidor terá com a implantação do “Programa Garantia de Doçura”, pela CEAGESP, que avaliará a qualidade das frutas recebidas em cada Varejão Noturno do Entreposto do Terminal São Paulo. Os critérios de classificação das melhores frutas levam em conta seu alto teor de açúcar, a boa qualidade do suco, o grau de acidez, a coloração e aspectos adequados. Para facilitar a localização dos participantes pelo consumidor, as bancas certificadas recebem o cartaz “Garantia de Doçura”.
Além de ajudar o comprador na melhor escolha, a medida também premia os produtores e comerciantes de frutas excelentes e estimula os demais. Segundo Gabriel Bitencourt, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da CEAGESP, em geral o consumidor tem dificuldade para escolher a fruta mais saborosa. “E só a cor da casca não é suficiente para esta avaliação”, alerta.
Abacaxi, melão, uva e citros são as primeiras frutas a serem testadas e certificadas pelos técnicos da CEAGESP. A avaliação da qualidade é realizada a cada Varejão Noturno e a adesão dos comerciantes ao programa é voluntária. Para Giovanni Gurrieri, da Seção de Controle de Mercado da companhia, a ação dá uma credibilidade ainda maior ao Varejão, que já se notabiliza pelos outros serviços prestados como estacionamento gratuito e carrinhos de compras à disposição dos clientes.
Valor Nutricional
Ricas em vitaminas, fibras e antioxidantes, as frutas são essenciais para uma alimentação saudável. O sabor e a doçura dependem do ponto de colheita, tanto nas climatéricas – que continuam a amadurecer após a colheita -, quanto nas não-climatéricas, como é o caso da laranja, uva e abacaxi. As cores, aromas, texturas e sabores se desenvolvem no final do processo de amadurecimento. A colheita da fruta madura exige um cuidado muito especial, tanto na produção quanto na colheita e no pós-colheita, além de um produtor competente e especializado neste tipo de produto.