Uma nova cultivar de azevém, a BRS Ponteio, que requer uma quantidade bem menor de sementes por hectare, já está sendo comercializada pela Embrapa Clima Temperado. Forrageira usada na formação de pastagem para o gado, o BRS Ponteio forma uma pastagem de melhor qualidade e que rende até 30 dias a mais que o pasto. Seu ciclo mais longo e a alta proporção de folhas garantem a alimentação do gado até novembro, enquanto as cultivares comuns de azevém só garantem alimento até outubro.
Menos sementes/ha
Seu preço – de R$ 2,50 a R$ 4,00 o quilo da semente – é superior à média, mas compensado pelo uso de menor quantidade por hectare. Enquanto a recomendação para as cultivares comuns é de 60 kg de sementes por hectare, a BRS Ponteio requer apenas 20 kg/ha “de sementes com alto vigor e excelente índice de germinação”, garante a pesquisadora Andréa Mittelmann.
A nova cultivar poder ser encontrada nos fornecedores licenciados listados pela Embrapa Clima Temperado em: www.cpact.embrapa.br/downloads/produtoresBRS PONTEIO.pdf