O número de pessoas que vem aderindo ao veganismo tem sido crescente e as empresas, especialmente no Brasil, têm voltado seus olhos para esse público, que é bastante exigente e aberto a pagar mais caro por produtos que não sejam de origem animal, tanto na alimentação quanto no vestuário e cosméticos, entre outros.
Grandes empresas do ramo alimentício, assim como as médias e pequenas, têm investido pesado em produtos à base de vegetais – como hambúrgueres, linguiças e até mesmo produtos que substituam laticínios e ovos – e vários eventos ganham espaço nas principais capitais do País.
Encontros como o Fispal Food Service, Fispal Tecnologia, Food Ingredients South America, Apas Show 2019, Galunion Insights, dentre outros, tiveram como destaque o lançamento de diversos produtos para esse público tão específico.
De acordo com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a demanda por transparência em torno da composição dos alimentos transformou rapidamente o setor. Um estudo do Label Insight, por exemplo, afirma que 75% dos compradores examinam os produtos antes da compra, atualmente.
Outro dado interessante, agora de um relatório da Consultoria Nielsen, mostra que 88% dos consumidores estão mais dispostos a pagar mais caro por alimentos mais saudáveis e 43% estão mais interessados em produtos à base de vegetais. Trata-se de um salto significativo em comparação há cinco anos.
Orientações para seu negócio
De olho nesse mercado, a SVB dá cinco dicas eficientes e objetivas para quem está disposto a investir no setor, mas ainda tem dúvidas sobre a melhor estratégia de negócios:
- Velocidade importa – Aja rápido e solidifique sua posição
- Atualize suas fórmulas – “Veganize” produtos existentes quando possível, ampliando seu público consumidor
- Seja inclusivo – Priorize soluções realmente livres de ingredientes de origem animal
- Esqueça a palavra “nicho” – O veganismo é uma macrotendência. O produto precisa ser delicioso para qualquer um
- Busque preço competitivo – Precifique o produto em linha com a categoria tradicional
Saiba mais
Fundada em 2003, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) é uma organização sem fins lucrativos que promove a alimentação vegetariana como uma escolha ética, saudável, sustentável e socialmente justa. Por meio de campanhas, programas, convênios, eventos, pesquisa e ativismo, a SVB realiza conscientização sobre os benefícios do vegetarianismo e trabalha para aumentar o acesso da população a produtos e serviços vegetarianos.
Para mais informações, acesse www.svb.org.br ou os seus perfis no Instagram, Facebook e Youtube.