Um novo aplicativo acaba de ser colocado à disposição de pecuaristas que atuam com o sistema de confinamento do rebanho. Trata-se do “Mais Arroba”, uma ferramenta que ajudará os produtores rurais a melhorarem a gestão da bovinocultura nesse tipo de produção.
Desenvolvido pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Tortuga – marca da DSM de suplementos nutricionais para bovinos, equinos e pequenos ruminantes –, o app já está disponível para download gratuito em Android e iOS.
A equipe de especialistas da área de Ruminantes da DSM atuou para o desenvolvimento das informações zootécnicas disponíveis na ferramenta e as questões financeiras (custos, rentabilidade etc.) ficaram a cargo do time do Cepea.
Simulação
De acordo com o Cepea, o aplicativo é uma ferramenta completa de simulação para todos os fatores zootécnicos, econômicos e financeiros, que influenciam os resultados do confinamento.
A partir de dados inseridos pelos produtores, é possível simular os ganhos produtivos dos animais, os custos fixos e variáveis do confinamento (boi magro, dieta, sanidade, entre outros). Também é possível controlar a rentabilidade e a taxa de retorno mensal (em reais), entre outros fatores.
“O Mais Arroba busca dar o suporte para uma melhor decisão do confinador, auxiliando com informações precisas sobre os insumos necessários para a produção e principalmente calculando a rentabilidade da atividade, por meio de simulações e gestão de preços”, conta Thiago Bernardino, pesquisador do Cepea.
Indicadores finaceiros
O aplicativo também fornece, aos usuários, uma série de indicadores financeiros monitorados pelo Cepea, como o preço da arroba por região e os custos médios (abrangência nacional e para as cinco regiões do Brasil) que incidem nesse sistema produtivo, além dos resultados de todas as 35 etapas das cinco edições do Tour DSM de Confinamento realizadas até esse ano, que avaliaram mais de 100 mil bovinos.
Com esses números de referência, o produtor consegue, inclusive, comparar os seus custos com a média nacional e verificar o seu nível de eficiência do ponto de vista de gestão do negócio.
“Como a pecuária brasileira é bastante heterogênea pelas condições climáticas e pelos custos variáveis dos insumos, os confinadores enfrentam realidades muito diferentes para produzirem nas principais regiões de pecuária do País e, a partir de agora, têm no aplicativo Mais Arroba, da DSM e do Cepea, um aliado importante para melhorar a gestão e buscar mais rentabilidade nos sistemas intensivos”, comenta Marcos Baruselli, gerente de categoria Confinamento da área de Ruminantes da DSM, o zootecnista.