A iniciativa em prol da causa animal no Brasil visa à adesão de candidatos às eleições municipais de 2024
Com a proximidade das eleições a prefeitos e vereadoes no País, o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal, por meio da sua Frente Legal Animalista, está lançando uma iniciativa que visa obter o compromisso de candidatos com temas importantes para a proteção animal nas cidades.
Haiuly Viana, médica veterinária e gerente técnica do Fórum Animal, relata que a Pauta Animalista Municipal (PAM) busca ampliar o número de parlamentares comprometidos a propor iniciativas que permitam o avanço das políticas públicas em prol dos animais e que compreendam a importância da inclusão deles em ações políticas, além de auxiliar os eleitores na escolha de seus candidatos nas eleições municipais de 2024.
LEIA TAMBÉM
Pauta mínima
Segundo ela, a pauta mínima, como iniciativa do Fórum Animal, foi elaborada para que os pré-candidatos reconheçam a necessidade de considerar os animais em suas propostas de políticas públicas. “São 11 temas essenciais para que os candidatos possam atuar durante os futuros mandatos, caso eleitos”, explica a especialista.
A veterinária destaca que, entre os temas propostos, estão a importância de políticas de manejo populacional de cães e gatos, promoção de ações educativas, políticas para animais explorados em entretenimento e veículos de tração (como charretes e carroças).
“O objetivo é mostrar a importância dos candidatos assumirem um compromisso real com os animais e estarem conscientes da responsabilidade assumida com os eleitores”, salienta.
LEIA TAMBÉM
Acompanhamento permanente
Haiuly ressalta que a PAM reforça a importância de acompanhamento permanente desses mandatos para garantir que as atuações estejam coerentes com as promessas eleitorais realizadas.
Adesão
De acordo com informação da gerente técnica do Fórum Animal, a adesão à PAM poderá ser feita até 30 de setembro. “O nome de todos os signatários será divulgado
no site da Frente Legal Animalista (www.frenteanimalista.org.br/ eleicoes2024)”, afirma.
LEIA TAMBÉM
Interesse e opinião de eleitores
A médica veterinária e gerente técnica do Fórum Animal enfatiza que a adesão de candidatos à iniciativa é essencial para estimular o interesse e opinião dos eleitores sobre a causa animalista. “Por meio de mais candidatos se associando a compromissos públicos com entidades de proteção animal, como a Pauta Animalista Municipal, mais eleitores serão impactados na tomada de decisão de futuros representantes que reconheçam, verdadeiramente, a necessidade de incluir os animais em suas ações como parlamentares, caso eleitos”, acredita.