Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface
O Instituto Organis, centro de estudos sobre sustentabilidade e alimentação saudável, apresentou um estudo que revela que a cada mil brasileiros, 360 se declaram consumidores de orgânicos e aponta que um crescimento de 16% no consumo deste tipo de alimento no país, entre 2021 e 2023.
A pesquisa “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023” foi apresentada durante a BioBrazil Fair e a Naturaltech, em São Paulo.
Seguno o Instituto, hoje, quase 46% da população brasileira consome alimentos orgânicos, o que demonstra uma crescente conscientização sobre os benefícios desses produtos para a saúde e o meio ambiente.
“Hoje, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores do mundo de produtos naturais”, destaca Valeska Oliveira, head de produto da Francal Feiras, orgaizadora da BioBrazil Fair e da Naturaltech.
Crescimento maior no Nordeste
Feito com consumidores de todo o Brasil, a região Nordeste foi a que apresentou o aumento mais significativo no consumo de orgânicos no país, de 32% em 2021 para 45% em 2023.
Em segundo lugar, aparece o Centro Oeste com 42% na pesquisa atual, contra 39% na anterior. Seguido pelo Sudeste, registrando aumento de 26% para 30%
A região Norte teve aumento de 1% entre as pesquisas de 2021 – 15% – para 16% em 2023. O Sul manteve os 39% nas duas edições.
Consumidor mais atento
Segundo Cobi Cruz, diretor executivo da Organis e responsável em apresentar a pesquisa, um dos principais motivos para o aumento no consumo de alimentos orgânicos é a associação direta com uma opção mais saudável.
“Os consumidores estão buscando alimentos livres de agrotóxicos e priorizando uma alimentação equilibrada e nutritiva”, revela Cruz.
Além da saudabilidade, a crescente conscientização sobre o meio ambiente, principalmente entre a população mais jovem também influenciam na decisão.
Hoje os jovens buscam alimentos, bebidas e outros itens, como vestuário e cosméticos, mais naturais, sem conservantes e aditivos químicos, sem crueldade animal e produzidos por empresas que seguem critérios ESG, como inclusão social e sustentabilidade.
Sendo assim, a embalagem se tornou um fator relevante na decisão de compra para os consumidores mais engajados, que procuram adquirir alimentos de empresas comprometidas com a reciclagem e gestão de resíduos.
Outros pontos de destaque do estudo:
- Os alimentos orgânicos mais consumidos no Brasil são a banana, a batata e a alface.
- O principal local de compra é o supermercado, mas 83% dos compradores preferem ver esses produtos em gôndolas ou seções específicas.
- O reconhecimento dos produtos pelo selo de certificação orgânico também se mostrou importante para 13% dos consumidores.
Desafios do setor
A pesquisa aponta também a necessidade de divulgar e ampliar a variedade de produtos orgânicos disponíveis, como carnes, leite e derivados, vinhos, óleos, farinhas, matinais, grãos e açúcar, inclusive em suas versões industrializadas
Embora o preço ainda seja um ponto relevante entre os compradores, eles reconhecem as razões para os valores mais elevados desses produtos.
A maioria – 43% dos consumidores – está disposta a pagar em torno de 20% a mais pelos alimentos orgânicos em relação aos convencionais, porque avaliam que esses itens vêm de uma produção sem defensivo químico, mais lenta e em menor escala, com o produtor focando na qualidade ao invés da quantidade.