Portal traz informações sobre valor nutricional e segurança de produtos, sustentabilidade da produção e responsabilidade social das empresas.
Ações para a promoção da saudabilidade dos alimentos e da sustentabilidade do sistema alimentar de 33 empresas de pequeno, médio e grande portes poderão ser consultadas no hub de conteúdo Indústria de Alimentos 2030 (http://industriadealimentos2030.com.br), lançado dia 23 de junho pelo secretario de Agricultura de Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Matturro.
O hub faz parte do projeto Alimentos Industrializados 2030, coordenado pela Plataforma de Inovação Tecnológica do (PITec) do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), órgão vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).
Desde 2015, a iniciativa vem sendo trabalhado com as principais entidades e empresas dos setores de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem para melhorar a divulgação dos benefícios dos alimentos industrializados ao consumidor e à sociedade, que anseia por maior transparência.
Baseado em informações publicadas em sites institucionais, relatórios de sustentabilidade e fornecidas pelas empresas (somente as rastreáveis), o conteúdo do portal, desenvolvido pelo Ital, é organizado em três blocos: Valor Nutricional e Segurança de Produtos, Sustentabilidade da Produção e Responsabilidade Social das Empresas.
O portal apresenta atividades ligadas à sustentabilidade do sistema alimentar de 33 empresas, de pequeno, médio e grande porte e agrupa dados sobre as melhores práticas das empresas de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens, que podem ser comparados pela população.
Ações interligadas
Matturro afirmou que as ações estão interligadas e lembrou que o governo atual de São Paulo fez o maior investimento da história em pesquisa, com aporte de R$ 102 milhões. “Investir em pesquisa é investir no futuro e o resultado é esse”, disse o secretário que também enfatizou a importância das parcerias com a iniciativa privada.
Na opinião da diretora geral do Ital, Eloísa Garcia, o hub de conteúdo é um modelo de comunicação e grande instrumento de motivação. “Todas as empresas que o visitarem podem pensar que também têm a possibilidade de estar nesse movimento de melhoria contínua. São os grandes valores dessa nossa ferramenta”, destacou.
Na sua apresentação, Luis Madi, diretor de Assuntos Institucionais do Ital, ressaltou as várias fases do processo, que começou em 2008, dos documentos elaborados pelo Instituto, inclusive o trabalho com entidades setoriais, além do esforço para repassar informações para empresas de diversos portes, até chegar ao lançamento do hub, com o propósito de mostrar as tendências dos alimentos. “O objetivo é distribuir informações gratuitamente e não vender documentos”, enfatizou.
O coordenador da PITec, Raul Amaral, destacou o fato de a linguagem do hub ser objetiva e acessível a todos e não apenas a especialistas. “Há relatórios que são apenas para os pares e não para o público geral, um consumidor ou mesmo um jornalista, que precisa de uma coisa mais resumida e de forma acessível”, comentou.
Representando o setor empresarial, João Dornellas, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) informou aos que existem 37 mil indústrias produzindo alimentos no Brasil e elas processam cerca de 60% do que a agricultura cultiva. “No País, há 1,7 milhão de pessoas no empregadas na indústria de alimentos que trabalham com segurança e qualidade”, contabilizou. “Atualmente, o Brasil exporta para 190 países e isso se faz com parcerias, portanto, o nosso Ital é fundamental”, arrematou.